Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Avaliação geriátrica no tratamento oncológico de idosos

Avaliação geriátrica no tratamento oncológico de idosos
Academia Médica
set. 28 - 3 min de leitura
000


O diagnóstico de câncer em idosos apresenta um desafio para os profissionais de saúde, pois a condição e bem-estar dos pacientes mais velhos variam amplamente. Uma publicação de 28 de setembro de 2023, em JAMA Oncology demonstra que uma abordagem terapêutica orientada pela avaliação geriátrica (AG) pode proporcionar benefícios tangíveis aos pacientes, minimizando os efeitos adversos da quimioterapia.

A AG é um compêndio de ferramentas empregadas pelos clínicos para aferir a saúde dos idosos. Ela capta informações detalhadas sobre o estado de saúde, bem-estar e apoio social que normalmente não são recolhidas durante a avaliação convencional de um paciente oncológico. Com essa avaliação, é possível facilitar a tomada de decisões terapêuticas, identificar comorbidades e prevenir ou postergar complicações.

💕 Componentes da Avaliação Geriátrica

A AG é composta por questionários, alguns administrados pela equipe de saúde e outros preenchidos pelo paciente, e testes breves de função física. São avaliados sete domínios de saúde, que, juntos, proporcionam uma visão abrangente da condição de saúde e suporte do indivíduo:

  1. Desempenho físico/força (equilíbrio, caminhada, aptidão)
  2. Estado funcional, como banho, vestir-se e higiene
  3. Presença de outras patologias e uso de medicamentos
  4. Cognição (memória, humor e concentração)
  5. Estado psicológico (ansiedade e depressão)
  6. Estado nutricional e alterações de peso
  7. Apoio social no dia a dia.

💕 Vantagens da Avaliação Geriátrica

Ao utilizar a AG, os oncologistas são capazes de discernir a "idade funcional" do paciente em detrimento da "idade cronológica". Enquanto a idade cronológica se refere ao tempo de vida, a idade funcional avalia a capacidade do indivíduo de se manter ativo no dia a dia, considerando aspectos psicológicos, fisiológicos e sociais.

Esta avaliação permite identificar pacientes com risco aumentado de hospitalização, efeitos adversos graves de quimioterapia, morte precoce ou declínio em habilidades físicas. Ao incluir a AG na tomada de decisão terapêutica, é possível garantir que o tratamento proposto esteja alinhado aos objetivos e valores do paciente, como a otimização da qualidade de vida.

💕 Quem deve ser avaliado?

Diversas sociedades profissionais recomendam que todos os pacientes com mais de 65 anos sejam submetidos à AG antes de iniciar o tratamento oncológico. No entanto, na prática diária, nem todos os centros dispõem dos recursos necessários para tal. Por isso, algumas instituições optam por ferramentas de triagem ou buscam colaboração com especialistas em cuidados primários, ou geriatria.

💕

A introdução da Avaliação Geriátrica na prática oncológica é uma ferramenta valiosa que permite uma abordagem mais individualizada e alinhada às necessidades e objetivos dos idosos. 



Leia também: 


Referência: 

Diaz FC, Velazquez AI, Tsang M. Geriatric Assessments in Older Adults With Cancer. JAMA Oncol. Published online September 28, 2023. doi:10.1001/jamaoncol.2023.3329


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você