Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Campanha #LugardeCriançaénaEscola

Campanha #LugardeCriançaénaEscola
Rubens Cat
dez. 4 - 3 min de leitura
000

Uma das primeiras medidas tomadas com a pandemia COVID-19 em março de 2020 foi o fechamento das escolas em todo o mundo, deixando 2 bilhões de crianças sem ensino presencial. Isto se baseou na experiência da pandemia da gripe H1N1, onde crianças e idosos eram os principais grupos de risco.

Após alguns meses, observou-se que as crianças adoecem pouco, quase não desenvolvem formas graves e transmitem pouco. Hoje sabe-se que as crianças representam menos de 10% dos casos, com pouquíssimas internações e mortalidade de 0 a 0,3%. Por isso, as crianças serão as últimas a receber imunização contra a COVID-19.

O isolamento social e a falta da escola geraram consequências desastrosas na saúde física, mental e social das nossas crianças. Elas estão adoecendo, tendo seu desenvolvimento prejudicado e vivendo situações de risco.

Se isso se repetir em 2021, as consequências serão catastróficas para crianças, famílias e sociedade em geral. Aguardar a vacina não é uma opção.

Nos muitos países que promoveram a reabertura das escolas com protocolos de segurança, inclusive em meio à segunda onda, não houve aumento de casos nem surtos escolares.

Trabalhos mostram que os surtos raramente se iniciam nas escolas, que escolas com protocolos são seguras tanto para crianças quanto para educadores, e que é incomum a criança transmitir o vírus para outra criança ou adulto.

Em síntese: escolas fechadas não diminuem o número de casos e escolas abertas não aumentam este número. Escola boa protege alunos e professores!

Reabrir a escola pública é um imperativo moral para o Brasil, validado pela ciência e por experiências internacionais. Mas exige condições adequadas: reformas, equipamentos, suprimentos, treinamentos dos profissionais e da comunidade.

Diante desse cenário, iniciamos* esse movimento com um objetivo claro: Mobilizar todos os segmentos da sociedade para o retorno seguro das escolas públicas no início de 2021!

Vamos agir juntos, mobilizando governo e sociedade civil, para reabrirmos as escolas com melhores condições e corrigirmos esta grande injustiça com as 40 milhões de crianças que precisam da escola pública.

Venha com a gente!

Saiba como participar acessando o nosso folder oficial da campanha em: tiny.cc/folderescolas

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 207 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

*O Professor Dr Rubens Cat e seus colaboradores que deram início a esse movimento.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você