Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como revisar e editar seu trabalho científico?

Como revisar e editar seu trabalho científico?
Fernando Carbonieri
mar. 3 - 4 min de leitura
000

Sabemos que o trabalho de edição de uma monografia é um dos mais chatos que existem na pesquisa científica. Porém é deste trabalho que vai sair a visão que seus pares terão de você. Realizar esta fase com a maior atenção possível é apenas a conclusão de um trabalho árduo, que demorou muito tempo para ser completado.

Não subestime o tempo requerido para revisar e avaliar sua dissertação. Neste texto, você verá algumas dicas para fazer um bom trabalho na edição de seus estudos.

Revise seu trabalho como um todo

Tenha seu planejamento do trabalho na sua frente e revise seu trabalho como um todo. Você conseguiu desenvolver um bom argumento para responder seu principal questionamento?

Tenha certeza de que o conteúdo se relaciona com o título adequadamente - não tenha medo de mudar o tópico se você mudou de foco enquanto escrevia.

Você definiu as palavras chave e conceitos antes da pesquisa? É bom olhar novamente para elas para não confundir o leitor. Imagine que um amigo ou um familiar que não tem nenhum conhecimento do assunto que está lendo em sua dissertação, pergunte-se se você consegue explicar cada termos e conceito.

Revise cada sessão

Releia novamente cada sessão e reavalie o título de cada uma para verificar se os pontos e os detalhes estão relacionados de forma relevante.

Será que todo o conteúdo pertence àquela sessão? Marque qualquer coisa que pode ser colocada em outro lugar, ou que podem ser tiradas do trabalho. Procure por repetições que não devem ser repetidas.

Há muita descrição e pouca análise? Você precisa ser bem específico e explícito sobre as implicações de um argumento. Seja claro para o leitor sobre o porque cada ponto foi incluído e como cada um contextualiza os problemas e questionamentos apresentados em seu estudo.

Revise cada parágrafo

Assegure-se de que cada primeira sentença de cada parágrafo apresenta a ideia que você quer comunicar. Mostre como este parágrafo acrescenta à discussão até então.

Frases de abertura como: " Some-se a este problema", "Ainda", "Entretanto" e  "Em contraste a isso", podem ajudá-lo a clarear a ideia. Tenha sempre em mente que cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia central

As sentenças subsequentes no paragrafo podem incluir:

  • Uma explicação ou desenvolvimento do argumento apresentado;
  • Uma referência a outros estudos que apontem a base do seu argumento;
  • Um exemplo próprio
  • Uma pista para o que esta para ser apresentado a seguir.

Reveja cada frase

É muito fácil cometer erros simples quando você edita um documento tão grande. Certifique-se de não apresentar períodos muito grandes, com mais de 3 linhas. Reveja cuidadosamente cada pontuação.

Para ajudá-lo com isso, leia cada sentença em voz alta. Veja se cada citação realmente estão formatadas adequadamente.

Identifique o sujeito de cada sentença e a principal ação atribuída a ele. Verifique se eles não estão escondidos entre um emaranhado de palavras ou frases desnecessárias. Se isso acontecer, corte e releia.

Não subestime os possíveis erros de ortografia. Preste atenção principalmente nas citação dos autores e de suas teorias. Certifique-se das normas da ABNT para ambos e corrija qualquer inconsistência.

Não esqueça de ver mais sobre a escrita científica nos links a seguir:

 

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 135 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você