- Ele antevê os problemas para evitar uma possível divisão;
- Ele aceita a verdade, é realista;
- Ele vê as coisas no seu todo, como um grande cenário;
- Ele lida com um problema de cada vez;
- Ele não abandona uma meta maior quando está em baixa.
Quando você, colega, está em conflito com outro colega, ou com a equipe ou ambiente em que trabalha, qual é a sua reação?
Você ignora e espera que o problema vá embora sozinho?
Você se sente paralisado e sem forças? Você tende a abandonar tudo até que alguém apresente uma solução?
A habilidade de resolver problemas vem da experiência de enfrentar situações difíceis e de superar obstáculos. Se você nunca tentou, ou caiu e não tentou novamente, você nunca será alguém que domina dificuldades.
Para vencer sua dificuldade de resolver problemas, tente o seguinte:
1 - Desenvolva um método:
Tome tempo para descobrir qual é o real problema. Descubra o que aconteceu. Tenha uma lista de opções. Dê prioridades para possíveis soluções e tente uma delas;
2 - Fique perto de pessoas que têm habilidades que você não tem:
Ache pessoas que possam complementar suas fraquezas. Principalmente se você não tem a habilidade de resolver problemas.
Vários pontos de vista e a análise por um ângulo diferente podem ajudar você a solucionar uma diversa gama de situações.
Dicas de como enfrentar conflitos no trabalho:
1 - Permaneça calmo e tranquilo quando estiver diante de um conflito, o seu exemplo será contagiante;
2 - Assegure-se de que suas informações são verdadeiras;
3 - Lembre-se de conversar com um mentor, ele geralmente é mais experiente e te dará orientações valiosas. Acima de nós, existe Deus, ore sempre antes de tomar qualquer decisão;
4 - Use suas palavras para promover cura e tente solucionar o problema, ou pelo menos aliviá-lo, se não tiver outra opção.
5 - Seja receptivo e esteja aberto à correção e à capacidade de pedir desculpas se for necessário;
6 - Dê valor a todos que têm contato com você, mesmo quando você não estiver de acordo com eles;
7- Fale palavras que propaguem o conhecimento e o entendimento.