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Conflitos entre colegas médicos, como resolvê-los?

Conflitos entre colegas médicos, como resolvê-los?
CRISTINA MARCIA SORIANO VELOSO ANDREACCI
jun. 10 - 2 min de leitura
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  1.   Ele antevê os problemas para evitar uma possível divisão;
  2.   Ele aceita a verdade, é realista;
  3.   Ele vê as coisas no seu todo, como um grande cenário;
  4.   Ele lida com um problema de cada vez;
  5.   Ele não abandona uma meta maior quando está em baixa.

Quando você, colega, está em conflito com outro colega, ou com a equipe ou ambiente em que trabalha, qual é a sua reação?

Você ignora e espera que o problema vá embora sozinho?

Você se sente paralisado e sem forças? Você tende a abandonar tudo até que alguém apresente uma solução?

A habilidade de resolver problemas vem da experiência de enfrentar situações difíceis e de superar obstáculos. Se você nunca tentou, ou caiu e não tentou novamente, você nunca será alguém que domina dificuldades.

Para vencer sua dificuldade de resolver problemas, tente o seguinte:

1 - Desenvolva um método:

Tome tempo para descobrir qual é o real problema. Descubra o que aconteceu. Tenha uma lista de opções. Dê prioridades para possíveis soluções e tente uma delas;

2 - Fique perto de pessoas que têm habilidades que você não tem:

Ache pessoas que possam complementar suas fraquezas. Principalmente se você não tem a habilidade de resolver problemas.

Vários pontos de vista e a análise por um ângulo diferente podem ajudar você a solucionar uma diversa gama de situações.


Dicas de como enfrentar conflitos no trabalho:

1 - Permaneça calmo e tranquilo quando estiver diante de um conflito, o seu exemplo será contagiante;

2 - Assegure-se de que suas informações são verdadeiras;

3 - Lembre-se de conversar com um mentor, ele geralmente é mais experiente e te dará orientações valiosas. Acima de nós, existe Deus, ore sempre antes de tomar qualquer decisão;

4 - Use suas palavras para promover cura e tente solucionar o problema, ou pelo menos aliviá-lo, se não tiver outra opção.

5 - Seja receptivo e esteja aberto à correção e à capacidade de pedir desculpas se for necessário;

6 - Dê valor a todos que têm contato com você, mesmo quando você não estiver de acordo com eles;

7- Fale palavras que propaguem o conhecimento e o entendimento.

 


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