Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
CardiologiaVOLTAR

Consumo de álcool gera fibrilação atrial em pacientes saudáveis

Consumo de álcool gera fibrilação atrial em pacientes saudáveis
Academia Médica
set. 27 - 2 min de leitura
000

Na Fibrilação Atrial (FA), tipo de arritmia mais comum, ocorre uma completa desorganização na atividade elétrica atrial, fazendo com que os átrios percam sua capacidade de contração, não gerando sístole atrial. Essa desorganização elétrica é tamanha que inibe o nó sinusal enquanto a FA persistir.  

Para averiguar objetivamente se o consumo de álcool aumenta o risco de um episódio de FA, o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo dos EUA desenvolveu uma pesquisa ambulatorial e com as pessoas em seus ambientes cotidianos. Para isso, os participantes receberam um monitoramento com eletrocardiograma (ECG) contínuo e um sensor transdérmico de etanol, que foi utilizado no tornozelo por 4 semanas. A documentação em tempo real de cada bebida alcoólica consumida foi registrada por meio de um botão no dispositivo de registro de ECG. Testes de sangue por punção digital para fosfatidiletanol foram usados ​​para corroborar os registros do consumo da droga.

Dos 100 participantes, 56 tiveram pelo menos 1 episódio de FA. Após o consumo de 1 drink de bebida alcoólica nas 4 horas anteriores, as chances de desencadear o episódio eram pelo menos 2x maiores; após 02 drinks, as chances aumentavam 3x mais. 

Portanto, episódios de FA individuais foram associados a maiores chances de consumo recente de álcool, fornecendo evidências objetivas de que um comportamento modificável (o consumo de bebidas alcóolicas) pode influenciar a probabilidade de que um evento de FA discreto ocorra.

Artigos Relacionados


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

  1. Marcus, G. M., Vittinghoff, E., Whitman, I. R., Joyce, S., Yang, V., Nah, G., ... & Hahn, J. A. (2021). Acute consumption of alcohol and discrete atrial fibrillation events. Annals of Internal Medicine.

 

Participe do grupo Cardiologia e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você