Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Covid-19! OMS informa que nenhuma nova variante do SARS-CoV-2 foi identificada na China

Covid-19! OMS informa que nenhuma nova variante do SARS-CoV-2 foi identificada na China
Academia Médica
jan. 6 - 2 min de leitura
000

O crescente número de casos de Covid-19 na China vem gerando grande preocupação entre as autoridades de saúde globais.  Nos últimos dias, integrantes do Grupo Consultivo Técnico sobre a Evolução do Vírus SARS-CoV-2 da Organização Mundial de Saúde (OMS) se reuniram com representantes do governo chinês para saber mais sobre a situação.

Segundo comunicado emitido pela OMS, não foi observada nenhuma nova variante ou mutação significativa do vírus nos dados de sequenciamento genético disponibilizados pelos especialistas chineses. “A manutenção de altos níveis de vigilância genômica representativa em toda a China, e globalmente, o anúncio de sequências genômicas com metadados clínicos e epidemiológicos relevantes e o rápido compartilhamento desses dados são os pilares de uma avaliação de risco global oportuna”, diz o documento.

A OMS vem solicitando regularmente ao país asiático o compartilhamento regular de dados específicos e em tempo real sobre a situação epidemiológica, incluindo não só os dados de sequenciamento genético do SARS-CoV-2 como também informações relativas ao impacto da doença (hospitalizações, internações e mortes em unidades de terapia intensiva) e sobre status de vacinação, especialmente em pessoas consideradas vulneráveis ​​e com mais de 60 anos de idade.

Em outra reunião com representantes do governo da China, no último mês de dezembro, a OMS pediu ao país que fortaleça o sequenciamento viral, o gerenciamento clínico e a avaliação de impacto da Covid-19.  O órgão também enfatizou a importância do monitoramento e da publicação oportuna de dados para ajudar a China e a comunidade global a formular avaliações de risco precisas e formular respostas eficazes.

Leia também:

Ataque imunológico a células nervosas olfativas pode ser causa de anosmia prolongada pós-COVID-19

Saiba como o SARS-CoV-2 pode afetar a visão e a saúde dos olhos

Pesquisa avalia impacto da pandemia de Covid-19 na circulação de outros patógenos

Covid-19! Paxlovid pode reduzir hospitalizações entre pessoas com mais de 50 anos vacinadas



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você