Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Descoberta região do cromossomo 21 responsável por perda de memória e ansiedade entre portadores de Síndrome de Down

Descoberta região do cromossomo 21 responsável por perda de memória e ansiedade entre portadores de Síndrome de Down
Academia Médica
mar. 22 - 3 min de leitura
000

A ansiedade é uma das preocupações de saúde mental mais comuns em indivíduos com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21. Uma pesquisa publicada no iScience trata do assunto, tendo sido realizada com utilização de um camundongo que modela a síndrome de Down. O cromossomo 21 também é encontrado em ratos. Entretanto, é disperso em três cromossomos diferentes no animal, incluindo o cromossomo 10. 

No estudo, a equipe analisou o efeito de genes extras do cromossomo 10 do camundongo, iguais aos do cromossomo 21 humano, na ansiedade e na memória. Além disso, considerou camundongos machos e fêmeas para avaliar a questão de gênero.

Camundongos geneticamente modificados para carregar uma cópia extra de 37 genes distintos do cromossomo 10 foram comparados a um grupo de controle de animais com desenvolvimento típico da mesma ninhada.

Os ratos foram submetidos a testes dentro de labirintos para a avaliação da memória e da capacidade de tomada de decisão. Durante os trabalhos, a atividade elétrica em regiões cerebrais importantes para a memória e regulação emocional (o hipocampo e o córtex pré-frontal medial ) também foi monitorada por meio de uma medida conhecida como Potencial de Campo Local (LFP).

Os pesquisadores descobriram que os camundongos geneticamente modificados tinham pior memória de curto prazo do que o grupo de controle de camundongos. Eles também tinham circuitos cerebrais irregulares (sinais) no hipocampo. Além disso, os autores não notaram diferenças significativas entre camundongos machos e fêmeas. 

O autor co-correspondente, professor Matthew Walker, da UCL Queen Square Institute of Neurology, explica que o cromossomo 21 é composto de centenas de genes, mas que nesse trabalho optou-se por trabalhar com  37 deles duplicados em apenas um camundongo. Ao reduzi-lo a muito poucos genes , os autores podem mostrar quais são importantes para os circuitos do cérebro e como eles se relacionam com a memória e o comportamento na síndrome de Down.

Referência:

Phillip M. Muza et al, Cognitive impairments in a Down syndrome model with abnormal hippocampal and prefrontal dynamics and cytoarchitecture, iScience (2023). DOI: 10.1016/j.isci.2023.106073

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você