Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Alimentação e estresse na gravidez: Reflexos no desenvolvimento infantil

Alimentação e estresse na gravidez: Reflexos no desenvolvimento infantil
Academia Médica
ago. 23 - 3 min de leitura
010


JAMA Netw Open. 2023. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.30255


Um estudo clínico, publicado em JAMA Network Open, em 22 de agosto de 2023, trouxe resultados promissores sobre os impactos da dieta mediterrânea e da redução do estresse durante a gravidez no desenvolvimento neurológico de crianças.

Historicamente, já é conhecido que o bem-estar e a saúde pré-natal têm uma influência significativa no desenvolvimento neurológico futuro da criança e do adulto. No entanto, o estilo de vida materno, especialmente durante a gravidez, está emergindo como um fator crucial nesse processo. Dietas ricas em gorduras e obesidade no momento da concepção têm sido associadas a um desenvolvimento neurológico mais deficiente nos filhos.

O estudo, chamado IMPACT BCN, realizado em Barcelona, centrou-se em gravidas de alto risco. Ele buscou determinar se uma intervenção baseada na dieta mediterrânea ou em técnicas de redução de estresse, como a Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), poderia influenciar positivamente o desenvolvimento neurológico da criança.

Os resultados foram surpreendentes. Crianças cujas mães seguiram uma dieta mediterrânea durante a gravidez apresentaram escores significativamente mais altos nos domínios cognitivo e socioemocional, comparadas àquelas cujas mães seguiram um padrão normal de alimentação. Da mesma forma, o grupo que praticou técnicas de redução de estresse também mostrou melhores pontuações no domínio socioemocional.

Outro aspecto interessante da pesquisa foi a análise da associação entre variáveis da dieta mediterrânea e os escores Bayley-III, um padrão ouro em avaliação neurológica infantil, que avalia diversas áreas, como linguagem e motricidade. A adesão à dieta mostrou associações positivas com os domínios cognitivo e de linguagem. Por outro lado, um maior consumo de ácido docosa-hexaenóico (DHA),  um tipo de ácido graxo ômega-3,  foi relacionado a melhores escores de linguagem.

A pesquisa também analisou como os níveis de estresse e ansiedade das mães influenciam nos resultados do Bayley-III. Constatou-se que níveis mais altos de estresse e ansiedade durante a gravidez estavam associados a pontuações mais baixas em todos os cinco domínios de Bayley-III.

Embora os resultados sejam promissores, os autores do estudo salientam algumas limitações. O estudo focou em gravidas de alto risco e foi realizado em um ambiente de recursos elevados. Além disso, o tamanho da amostra foi limitado, e as intervenções podem não ser viáveis para todas as gestantes. No entanto, as descobertas são encorajadoras e enfatizam a importância da nutrição e do bem-estar mental durante a gravidez. A pesquisa reforça a necessidade de mais estudos nessa área, especialmente em diferentes populações e contextos.


Leia também: 





Referência:

Crovetto F, Nakaki A, Arranz A, et al. Effect of a Mediterranean Diet or Mindfulness-Based Stress Reduction During Pregnancy on Child Neurodevelopment: A Prespecified Analysis of the IMPACT BCN Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2023;6(8):e2330255. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.30255


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você