Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

Alimentação e Infertilidade: Uma análise Atual

Alimentação e Infertilidade: Uma análise Atual
Academia Médica
ago. 18 - 3 min de leitura
000


A alimentação pode ser uma importante aliada quando o assunto é infertilidade. Uma pesquisa publicada em 18 de agosto de 2023 em JAMA Network Open, analisou a relação entre padrões alimentares específicos e os resultados de tratamentos de infertilidade em mulheres. O estudo, que englobou 612 mulheres submetidas a 1572 ciclos de tratamento para infertilidade, trouxe insights significativos para o campo da medicina reprodutiva.

Conforme apresentado, apesar de alguns padrões alimentares saudáveis serem associados a uma menor probabilidade de perda de gravidez entre mulheres que alcançaram a gravidez durante o tratamento, essas diferenças não foram suficientemente significativas para resultar em uma maior probabilidade de nascimento vivo. Mais especificamente, o estudo mostrou que a adesão ao padrão alimentar da American Heart Association (AHA), que prioriza o consumo de frutas e vegetais, grãos integrais, peixes e mariscos, e limita a ingestão de bebidas açucaradas, sódio, carnes processadas e gorduras saturadas, foi inversamente associada à perda total e clínica da gravidez em mulheres que alcançaram a gravidez durante o tratamento.

Por outro lado, a análise não encontrou associação entre a adesão a qualquer um dos 8 padrões alimentares pré-definidos e a probabilidade de gravidez clínica ou nascimento vivo após o tratamento com fertilização in vitro (FIV) ou inseminação intrauterina (IUI). Interessantemente, outro padrão alimentar que merece destaque é o da dieta mediterrânea, que já foi associado em estudos anteriores a taxas de nascimento vivo mais alta entre as mulheres submetidas à FIV.

No entanto, vale ressaltar que a literatura sobre a associação entre nutrição e resultados de tratamento da infertilidade ainda é escassa, tornando-se crucial avaliar essa relação em estudos adicionais. Ainda assim, os resultados atuais fornecem informações valiosas para o desenho de futuras pesquisas que busquem testar os efeitos de intervenções nutricionais na fertilidade humana.

Embora a alimentação seja um fator essencial para a saúde em geral, quando se trata de tratamentos de infertilidade, ainda há muito a ser descoberto sobre como padrões alimentares específicos podem influenciar os resultados. Com certeza, estudos adicionais trarão ainda mais luz sobre esse tema fascinante e de suma importância na prática clínica de especialistas em medicina reprodutiva.

Se você ficou interessado em aprofundar seu conhecimento neste estudo, acesse aqui a pesquisa na íntegra! 😉


Leia também: 


Referência: 

Salas-Huetos A, Mitsunami M, Wang S, et al. Women’s Adherence to Healthy Dietary Patterns and Outcomes of Infertility Treatment. JAMA Netw Open. 2023;6(8):e2329982. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.29982


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você