Enquanto os números do Brasil estão cada dia mais promissores e algumas cidades até já estão flexibilizando o uso de máscaras, na Europa as infecções pelo coronavírus estão atingindo níveis recordes, devido à aproximação do inverno. A OMS se mostrou muito preocupada e pediu que os governo estejam atentos.
Leia mais:Anvisa alerta sobre precipitação com relação à flexibilização dos protocolos contra COVID-19
No Leste Europeu já se discute, inclusive a adoção de restrição de circulação, antes do natal, além de maneiras para convencer mais pessoas a se vacinarem.
O inverno está iniciando por lá e o vírus tende a se espalhar mais rápido, visto que as pessoas se reúnem em ambientes fechados e se continuarem na trajetória atual, o número de mortes pode chegar a 500 mil até fevereiro.
Novos casos
Segundo a Agência Brasil, o número de casos novos chegou à impressionante soma de 1,8 mi na semana passada, o que corresponde a um aumento de 6% em uma semana. Já as mortes por COVID-19 chegaram a subir 12% no mesmo período.
A Alemanha apresentou 33.949 casos novos e na Russia e Ucrânia o crescimento está em disparada. A Áustria provavelmente vai decretar lockdown novamentento, também para vacinados.
Em outubro, a prevalência da COVID-19 na Inglaterra atingiu o nível mais elevado, liderado pelo número alto de casos de crianças e uma disparada no sudoeste.
Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovênia e Polônia também tiveram uma alta substancial, apresentando um número de casos novos recorde em relação à semana anterior. Inclusive, a Polônia relatou 15.515 novos casos só hoje.
Leia mais
- Cidade do Rio de Janeiro flexibiliza uso de máscaras. Entenda o motivo
- O apartheid vacinal: ninguém está seguro, até que todos estejam seguros
- Pfizer/BioNTech solicita autorização para uso emergencial da vacina contra COVID-19 em crianças de 5 a 12 anos
Referências
Agência Brasil. Casos de covid-19 batem recorde na Europa próximo à chegada do inverno. Acesso em https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-11/casos-de-covid-batem-recordes-na-europa-proximo-chegada-do-inverno