Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #13

Frases médicas #13
Academia Médica
mai. 6 - 3 min de leitura
010

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

Denton Cooley formou-se em Medicina pela Johns Hopkins University e foi o primeiro cirurgião a implantar um coração totalmente artificial em um paciente (1969). Também foi fundador e cirurgião-chefe do The Texas Heart Institute, chefe de cirurgia cardiovascular do Centro Médico da Baylor St. Luke, consultor do Hospital Infantil do Texas e professor na University of Texas. Parou de realizar cirurgias aos 87 anos, mas nunca se aposentou, permanecendo ativo como presidente emérito do Instituto. Morreu em 2016, aos 96 anos.

 

Robin Cook é um médico e escritor americano que escreve sobre medicina, biotecnologia e tópicos que afetam a saúde pública. Formou-se em medicina na Universidade de Columbia e pós-graduou-se em Harvard. É o criador do "gênero" médico na literatura policial, mesclando ficção e medicina. Seu primeiro livro foi “Year of the Intern”(1972). A frase é parte do livro "Fever". Também é autor dos livros "Intervenção", "Cura", "Coma", "Contágio", entre outros.

 

René Leriche foi um cirurgião e fisiologista francês. Estudou medicina na Universidade de Lyon. Foi professor de Cirurgia Clínica em Estrasburgo e professor de Medicina Experimental no College de France, em Paris. Durante a Primeira Guerra Mundial, Leriche trabalhou como cirurgião de campo e testemunhou inúmeras lesões traumáticas, o que o levou a se interessar pela dor e a praticar cirurgias suaves com o mínimo de trauma possível. A frase é parte do livro La philoshopie de la chirurgie (1951).

 

Euryclides de Jesus Zerbini foi um dos primeiros médicos do mundo a realizar um transplante de coração. Formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo, foi professor da USP e criou o Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, que se transformou no Instituto do Coração (Incor). Mais tarde, fazendo parte do Incor, surgiu a Fundação Zerbini. Durante seus 58 anos de carreira, realizou mais de 40 milcirurgias cardíacas, pessoalmente ou por meio de sua equipe.
 

Bill Gates é um empresário, diretor executivo, investidor e filantropo americano, que fundou junto com Paul Allen a Microsoft, a maior empresa de software do mundo. Em 2014, Gates deixou cargo de presidente da Microsoft para se concentrar em trabalhos da Fundação Bill e Melinda Gates.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você