{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Aplicativos Médicos - Guia de medicamentos inteligente (gratuito)
[editar artigo]

Aplicativos Médicos - Guia de medicamentos inteligente (gratuito)

Aplicativos Médicos - Guia de medicamentos inteligente (gratuito)

Todos nós já baixamos pelo menos um bulário para manter em nossos smartphones para poder resolver algumas dúvidas que podem surgir durante o a prática médica. Isso acontece porque não há como mantermos todas as nuances da farmacologia em nossas cabeças.

Os aplicativos disponíveis para este fim são os mais variados possíveis. Fiz uma pequena busca na Play Store da Google e o resultado mostrou mais de 32 bulários em português, pagos ou não. Difícil escolher, não é mesmo?

Escolhemos então mostrar uma funcionalidade gratuita do aplicativo Whitebook. Já fizemos algumas revisões sobre ele aqui no Academia Médica, mas como o app ficou "grande demais", resolvemos destacar suas funções e falar sobre as atualizações do bulário gratuito que o app apresenta em sua mais nova versão.

Para facilitar o trabalho resolvemos trazer o que um bulário precisa ter. Chegamos a seguinte ideal:

  • Separação por nome comercial e nome da substância
  • Classe do Medicamento
  • Apresentações
  • Uso clínico
  • Tipo de receita para a prescrição
  • Posologia
  • Risco do uso na Gravidez e Lactação
  • Uso pediátrico
  • Ajustes para hepatopatas e doentes renais
  • Efeitos adversos
  • Preço médio
  • Foto do medicamento (para ser usado com os pacientes que tomam a pílula amarelinha triangular...)
  • Calculadoras de doses
  • Interação medicamentosa

Para começar este trabalho (de quantificar a qualidade de um bulário) resolvemos reavaliar um dos nossos parceiros. Avaliamos então a seção de medicamentos do Whitebook.

Hoje são mais de 3500 drogas presentes no app. É tanto medicamento que não há como colocá-los em lista mais. Por isso você deve digitar o nome comercial ou o nome do princípio ativo para conseguir o resultado que você espera.

O app funciona offline e atualiza sempre ao seu comando. Portanto, na hora que você precisar ele vai funcionar. O conteúdo é atualizado frequentemente e na presença de uma conexão wi-fi.

Dentre os 14 pontos que listei acima, o app cumpre os 9 primeiros no seu bulário gratuito. Eles chegam a 11/14 quando associamos as outras funções do Whitebook.

Ao escrever este post mantivemos contato direto com o Dr. Bruno Lagoeiro, Diretor Executivo da PEBmed, que afirmou trabalhar com sua equipe de médicos e programadores para ficar cada vez mais completo e mais próximo da ferramenta ideal.

Um ponto que vale a pena ser ressaltado é a interação do bulário com o conteúdo premium das Condutas Pediátricas, Guia de Diagnósticos, Guia de Doenças e Calculadoras de infusão, que como dissemos em outros posts sobre o mesmo app, melhoram a experiência do médico ao utilizar o Whitebook.

Quer testar também o bulário do Whitebook da PEBmed, então baixe-o na loja e envie seu feedback para nós.

Baixe utilizando os Links a seguir:

Android-app-on-Google-playappstore2

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar