Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inscrições Abertas: Programa Mais Médicos oferece vagas em todo o país para fortalecer a assistência médica na atenção primária

Inscrições Abertas: Programa Mais Médicos oferece vagas em todo o país para fortalecer a assistência médica na atenção primária
Academia Médica
mai. 26 - 3 min de leitura
000


As inscrições para o programa Mais Médicos estão abertas a partir desta sexta-feira (26), oferecendo 5.970 vagas em 1.994 municípios. O edital prioriza profissionais brasileiros formados no país, mas também permite a participação de brasileiros formados no exterior e estrangeiros. As inscrições encerram na quarta-feira (31) e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas por meio do site do Mais Médicos. Após a validação da inscrição, os candidatos terão a oportunidade de indicar até dois locais de atuação de sua preferência. A alocação dos profissionais considerará critérios como titulação, formação e experiência prévia no projeto, com prioridade para candidatos com residência mais próxima do local de atuação, maior tempo de formado e maior idade em caso de empate.

O programa Mais Médicos oferece uma bolsa-formação no valor de R$ 12,3 mil por mês, com duração de 48 meses, podendo ser prorrogada por igual período. Os participantes também podem receber incentivos pela permanência no programa, sendo que aqueles alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade social recebem um percentual maior.

Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no programa Mais Médicos, e o edital lançado agora visa preencher vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de oferecer mil vagas inéditas para a Amazônia Legal. Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e com histórico de dificuldade em atrair profissionais. A convocação de 117 médicos para atuar em distritos sanitários indígenas, incluindo o território yanomami em situação de emergência sanitária, também está prevista.

O objetivo do governo federal é contar com 28 mil profissionais do Mais Médicos até o final do ano, garantindo atendimento médico na atenção primária a mais de 96 milhões de brasileiros, especialmente nas áreas de extrema pobreza. Essa iniciativa fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribui para melhorar o acesso e a qualidade da assistência médica em todo o país.




Leia também:






Fonte:
Agência Brasil (Maio, 2023) - Inscrições para o Mais Médicos começam nesta sexta
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-05/inscricoes-para-o-mais-medicos-comecam-nesta-sexta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você