[ editar artigo]

Intubar ou não intubar, eis a questão. Timing é tudo!

Intubar ou não intubar, eis a questão. Timing é tudo!

Por mais que tenhamos guidelines e diretrizes que nos ajudam a tomar a melhor decisão na hora de intubar ou não um paciente, quem nunca se deparou frente a esse dilema? Agora com o COVID-19 então, a cabeça de muitos colegas nos protocolos devem estar bagunçadas. 

---> Especificamente, sobre INTUBAÇÃO EM COVID-19 eu vou falar em live no Instagram da @AcademiaMédica, nesta terça feira 31/03 às 20h. Para não perder, siga a @academiamedica no instagram, me siga no instagram (@drarobertafittipaldi) para aprender a se proteger durante esse procedimento crítico.

Em casos extremos, tenho certeza que você não tem dúvida. Mas quando nos deparamos frente a um paciente com nível de consciência limítrofe, ou com um quadro de insuficiência respiratória no qual o diagnóstico ainda não está bem definido, muitas vezes a prática e a experiência ajudam na tomada de decisões!

Pensando nisso, recebi o convite da Academia Médica para ministrar o webinar "Intubar ou não intubar, eis a questão!". E resolvi compartilhar essa aula online com você que tem interesse em aprimorar os seus conhecimentos sobre intubação.

Vídeo logo após o banner do Curso Ventilação Mecânica: do básico ao avançado

Intubar ou não intubar, eis a questão

A aula é focada na prática, com casos clínicos que podem muito bem aparecer na sua rotina e, de forma direta, clarear a conduta adequada quanto à abordagem inicial, principais indicações e cuidados ao intubar um paciente em situações de urgência/emergência.

Você pode aumen

Essa aula é uma das aulas gratuitas que precedem o Curso Ventilação Mecânica: do básico ao avançado. 

Caso queira saber tudo sobre Ventilação Mecânica, clique no banner abaixo (ou neste LINK) para conhecer o curso e se inscrever


Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista. Atua como pneumologista no Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE) e professora da pós-graduação de Terapia Intensiva do HIAE. Atualmente cursa doutorado na área de Ventilação Mecânica na Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação internacional em Metodologia Científica e de Ensino pela Harvard University TH Chan School of Public Health e vasta experiência em pneumologia e atendimento ao doente crítico.


Caso não possa ainda fazer o curso online, há muito conteúdo gratuito que eu fiz com muito carinho para você:

Quer aprofundar mais sobre esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas? Participe do meu curso aqui na  Academia Médica

Ventilação Mecânica – da teoria à prática

Este curso é destinado a Médicos e Médicos Residentes, Estudantes de medicina dos últimos dois anos, Fisioterapeutas e Enfermeiros que trabalham em UTI.

Ao todo são 32h de curso que se dividem em 10h de aulas gravadas em estúdio, 4 aulas ao vivo para tirar dúvidas (uma por semana), PDFs de estudos científicos para ampliar o conhecimento sobre o assunto da aula, Fórum de discussões de casos e artigos científicos e suporte aos nossos alunos quanto a suas dúvidas na beira do leito.

Ás quintas feira temos aulas ao vivo e exclusiva com todos os alunos para retirar dúvidas e fazer as atualizações científicas curadas por mim e pela equipe de profissionais de ponta que atualiza esse curso constantemente. Não é somente um curso é também uma comunidade de profissionais e estudantes que se mantém no mais alto padrão científico em pneumologia e medicina intensiva


 

 

Academia Médica
Roberta Fittipaldi Palazzo
Roberta Fittipaldi Palazzo Seguir

Medica pneumologista e intensivista. Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Professora da Pós graduação em Terapia Intensiva HIAE. Cursando doutorado em Pneumologia FMUSP. Médica Assistente UTI Respiratória FMUSP.

Ler conteúdo completo
Indicados para você