Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inverno chegando: Vacinação contra a gripe aberta para todos a partir dos 6 meses

Inverno chegando: Vacinação contra a gripe aberta para todos a partir dos 6 meses
Academia Médica
mai. 15 - 3 min de leitura
000

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (12) a ampliação da vacinação contra a gripe. A partir de hoje (15), toda a população com mais de 6 meses de idade pode receber a vacina. A medida tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal antes do inverno, período em que as infecções respiratórias costumam aumentar.

Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas em todo o país. A meta é vacinar 90% da população. A decisão de ampliar o público-alvo atende a pedidos de estados e municípios, que podem utilizar as vacinas disponíveis em estoque e adotar estratégias locais para a imunização.

Até então, a vacina estava sendo aplicada em grupos específicos, como idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e da educação, entre outros. No entanto, a partir de agora, qualquer pessoa acima de 6 meses de idade poderá receber a vacina contra a gripe.

A vacinação contra a gripe é fundamental para reduzir a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de aliviar a sobrecarga nos serviços de saúde. A imunização também contribui para proteger grupos mais vulneráveis e evitar complicações graves da gripe.

É importante ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra a Covid-19, mas é uma importante medida para prevenir outras infecções respiratórias, como a influenza. Portanto, mesmo em meio à pandemia, é fundamental buscar a imunização contra a gripe.

No entanto, mesmo com a ampliação da vacinação, é necessário manter as medidas de prevenção, como a higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social. Essas precauções combinadas podem ajudar a reduzir a disseminação não apenas da gripe, mas também do coronavírus.

Fique atento aos locais de vacinação em sua região e busque informações junto às autoridades de saúde para garantir sua imunização contra a gripe. Proteja-se neste inverno, cuidando da sua saúde e contribuindo para a saúde coletiva.



Leia também:



Fonte:

Agência Brasil. (2023-05). Gripe: todos com mais de 6 meses podem se vacinar a partir de hoje. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-05/gripe-todos-com-mais-de-6-meses-podem-se-vacinar-partir-de-hoje



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você