Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Lei nova: mulheres na puberdade poderão fazer mamografia, citopatologia e colonoscopia pelo SUS

Lei nova: mulheres na puberdade poderão fazer mamografia, citopatologia e colonoscopia pelo SUS
Academia Médica
mai. 12 - 1 min de leitura
000

 

Com a sanção da  Lei nº 14.335, mulheres na fase da puberdade poderão fazer exames como mamografia, cipatologia e colonoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  A medida passa valer em 180 dias — prazo em que a lei entra em vigor — e dessa forma,  a expectativa é ampliar prevenção de câncer em mulheres brasileiras.

Leia também: Como rastrear o câncer de mama?

Antes da mudança,  estes procedimentos e exames eram oferecidos apenas às mulheres com 40 anos ou mais. É válido destacar que a lei anterior  garantia para as mulheres com deficiência as condições e os equipamentos adequados para o atendimento e agora, as mulheres idosas também terão este direito.

A inclusão da oferta do exame para detecção do câncer colorretal também é novidade, já que este método não estava incluso nas ações preventivas para mulheres atendidas pelo SUS.

O que achou da nova lei, médico (a)? Deixe sua opinião nos comentários e, se possível, compartilhe a notícia!


Referência

  1. AGÊNCIA BRASIL. Lei que amplia prevenção de câncer em mulheres pelo SUS é sancionada. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-05/lei-que-amplia-prevencao-de-cancer-em-mulheres-e-sancionada. Acesso em: 12 de maio de 2022.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você