[ editar artigo]

Medicina genômica: Ministério da Saúde anuncia acordo de cooperação científica e tecnológica com o Reino Unido

Medicina genômica: Ministério da Saúde anuncia acordo de cooperação científica e tecnológica com o Reino Unido

 

Com o propósito de viabilizar colaboração bilateral no campo dos Produtos de Terapias Avançadas e acelerar  Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão —"Genomas Brasil", o Ministério da Saúde anunciou um acordo de cooperação científica e tecnológica assinado recentemente.

Em entrevista sobre o assunto, o atual ministro da pasta, Marcelo Queiroga afirmou:  "A celebração do acordo de cooperação entre o MS e o Cell & Gene Therapy Catapult configura uma importante etapa da revolução idealizada para o SUS".

Expectativas do projeto

Com a parceria, pesquisadores brasileiros poderão interagir com cientistas britânicos e usufruir de programas de capacitação criados para possibilitar este intercâmbio de experiências e conhecimentos.

Assim, espera-se que o Brasil tenha resultados mais promissores no desenvolvimento de produtos de terapias avançadas.  Dada a importância dos dados genômicos aliados às evidências clínicas, há uma expectativa de melhorar o diagnóstico de doenças que possam acometer a população brasileira e, com isso, personalizar as abordagens terapêuticas.

O que são produtos de terapias avançadas?

Na prática, os produtos de terapias avançadas consistem em uma categoria de medicamentos modernos que incluem produtos de terapias gênicas, engenharia tecidual e medicamentos usados para terapia avançada de câncer como o Carvykti, aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


Artigos relacionados

• A medicina preditiva e o mapeamento do genoma brasileiro

• ANVISA aprova 1º registro de produto de terapia avançada para tratamento de câncer

• Cientistas brasileiros criam 1º banco genômico de idosos do país e lançam luz sobre “apagamento” nas bases


Referência

  1.  MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde assina acordo de cooperação científica e tecnológica com o Reino Unido. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/saude-assina-carta-de-intencao-para-acordo-de-cooperacao-cientifica-e-tecnologica-com-o-reino-unido. Acesso em 18 de abril de 2022.

 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você