Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos 2022

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos 2022
Academia Médica
set. 28 - 2 min de leitura
000


O Ministério da Saúde acaba de lançar uma Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. Com o tema “Amor para superar, amor para recomeçar”, o objetivo é informar a população sobre a importância da doação e incentivar os profissionais de saúde para que atuem na conscientização de famílias que enfrentam a difícil situação de perder um ente querido.

Segundo o ministro da Saúde Substituto, Bruno Dalcolmo, o Brasil tem o maior programa público de transplantes do mundo através do Sistema Único de Saúde (SUS), algo que foi construído com muito esforço ao longo de várias décadas. “Não dá para dimensionar o quanto as pessoas podem ser abençoadas após receberem uma ligação sabendo que terão uma nova oportunidade de viver”, afirmou, durante evento de lançamento da iniciativa.

A campanha também fala sobre a importância de conversar e manifestar o desejo da doação para os familiares, que serão os responsáveis pela decisão. Informações sobre o tema serão divulgadas em TV, rádio, mídia exterior em lugares de grande circulação de pessoas, portais on-line e redes sociais.

Atualmente, cerca de 59 mil pessoas estão na fila a espera de um transplante de órgão. Dados registrados ao longo deste ano indicam que, em média, cerca de 45% das famílias abordadas concordam em fazer a doação de órgãos de familiares recém-falecidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, no Brasil, foram feitos cerca de 23,5 mil transplante de órgãos e tecidos. Desse total, cerca de 4,8 mil foram transplantes de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão. O país tem mais de 600 hospitais de transplantes autorizados.

Leia também: 

Amor e solidariedade! Confira as impressões de uma doadora de medula óssea

A morte encefálica na doação de órgãos: você sabe como proceder?

Jogam-se órgãos fora como se fossem luvas usadas

5 Vídeos para engajar seus pacientes na doação de órgãos

Transplante de Órgãos no Brasil




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você