A temática do “Setembro Amarelo”
é destacada no mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio.
Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e que visa conscientizar
as pessoas sobre o suicídio. Ação conscientizadora que precisa cada vez mais
fortalecer diálogos, com programas efetivos de prevenção para ampliar conhecimentos à sociedade em geral sobre a realidade atual desse
grupo de risco, a fim de evitar o seu acontecimento.
“Dois estudos realizados pela
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e conduzidos pelos psiquiatras Jair
Mari, Elson Asevedo e Denisse Jaen-Varas revelam que, entre os anos de 2006 e
2015, as taxas de suicídio em adolescentes no Brasil aumentaram 24%.
Indicadores socioeconômicos, particularmente desigualdade social e desemprego,
foram considerados determinantes sociais relevantes nesse tema. De acordo com a
Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é responsável por 800 mil mortes
anualmente. Na faixa etária de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de
morte”. (UNIFESP, 2020)
Os estudos foram publicados nas
revista científica Brazilian Journal of Psychiatry e na Current Opinion in Psychiatry. E na escola é um dos locais em
destaques para abordar esse assunto. Sendo assim, gostaria de compartilhar uma
atividade que foi desenvolvida na EE.Maestro Antonio Marmora Filho, no ano de
2021, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), mediada com o aluno
Miguel de 14 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e
realizada com auxílio de sua mãe Cintia Cris, pois na época o aluno recebia o ensino
remoto. Miguel é muito criativo com desenhos, adora trens e sua estação do ano
preferida é o outono.
Sabendo que Miguel também tem um
gosto por jogos digitais, após trabalhar alguns vídeos, pesquisas escritas e
desenhos interpretativos sobre a temática do “Setembro Amarelo”, propus
desafiá-lo a criar um projeto envolvendo a temática para divulgar na plataforma
digital ROBLOX, pois na época, em casa, estava iniciando suas criações de jogos.
E Miguel não mediu esforços para
desenvolver uma atividade no formato de uma VIBE. Segundo pesquisas, “VIBE” significa
vibração e é a diminuição da palavra inglesa “vibration”, em inglês. É uma
gíria utilizada de maneira informal, geralmente por jovens e adolescentes. Essa
gíria pode ser usada em diferentes contextos para se referir à sensação que
alguém tem em relação a algo ou algum ambiente.
O aluno ficou comovido com a
história marcante do jovem que tirou sua própria vida, o MiKe e seu carro
Mustangue amarelo, fato ocorrido nos U.S.A, na década de 1990. Tragédia marcante
que deu início à campanha “Setembro Amarelo”.
A proposta deu tão certo que Miguel levou a sério o desafio, mesmo com
algumas limitações de recursos tecnológicos, conseguiu adaptar aos comandos
liberados pela plataforma e criou a “Vibe Outono (Setembro Amarelo). Escolha do
nome meramente realizada por Miguel para destacar o outono, que para o aluno
também representa a queda das folhas secas que ficam amarelas.
Miguel criou a VIBE e publicou na
plataforma ROBLOX, onde tem o perfil de “miguel200mig”, onde teve a marca de
100% de curtidas positivas e está com a pontuação de 37.315 moedas Roblux. A
plataforma é um aplicativo de criação e experimentação de games utilizado por
milhões de usuários (crianças, jovens e adultos) em todo o mundo, o programa
tem download gratuito e pode ser baixado no computador. Compartilhou na época a
VIBE também, com amigos da escola seus professores e nas redes sociais.
Atualmente Miguel está com a
marca de 78 projetos digitais com as diversas temáticas na
plataforma ROBLOX: terror, aventuras, esportes, jurasssic e outros. E faz as
criações personalizadas das t-shirts que troca em moedas Robux.
E para o mês de setembro de 2022, seu projeto de VIBE fará
parte novamente do cronograma de ações preventivas da escola na Campanha: “Setembro Amarelo”.
Assim, alunos com autismo precisam ser respeitados em seus perfis aprendentes dentro de suas potencialidades, gostos e limitações. Necessitam ser estimulados com métodos de ensino e estratégias variadas, pois são capazes de produzirem materiais fabulosos e ficam muitos satisfeitos quando são reconhecidos e valorizados, isso é ótimo para sua autoestima, autoconfiança e autonomia. Sendo esses, fatores importantes para valorizar a vida de todas pessoas.
Para conhecer o projeto de Miguel na íntegra do Miguel, clique aqui.
Figura 1: Jovem Mike
Emme no ambiente virtual da VIBE
Fonte: PLATAFORMA ROBLOX. Migg_200. VIBE: Outono (Setembro Amarelo)
Figura 2: Representação do carro Mustang Amarelo e do
jovem Mike Emme
Fonte: PLATAFORMA ROBLOX. Migg_200. VIBE: Outono
(Setembro Amarelo)
Referências:
PLATAFORMA ROBLOX. Migg_200. VIBE: Outono (Setembro
Amarelo) Disponível em: https://www.roblox.com/users/1443050208/profile
Acesso: 21 de Ago.de 2022.
UNIVERSIDADE FEDRAL DE SAO PAULO (UNIFESP). CAMPOS, Matheus. Estudos detalham perfil de
casos de suicídio na adolescência no Brasil. Disponível em: https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/3803-estudos-detalham-perfil-de-casos-de-suicidio-na-adolescencia-no-brasil
Acesso: 18 de Ago. de 2022.