[ editar artigo]

Não é o jeito correto de morrer

Não é o jeito correto de morrer

Não é o jeito correto de morrer

Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, é necessário avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.

No dia 23 e 24 de Julho de 2016, tivemos na PUCPR Campus Londrina o 1º Simpósio de Bioética da Instituição. Fomos presenteados pelas incríveis palestras de Cláudia Burlá (Doutora em Bioética pela Universidade do Porto), Maria Goreti Maciel ( Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos) e Ligia Py (Doutora em Psicologia pela UFRJ).

Na palestra da Dra Cláudia, pudemos conhecer o vídeo do nosso já conhecido ZDoggMD, que tive o divertido trabalho de traduzir e mostrar para vocês.

O entendimento dos cuidados paliativos é essencial para uma medicina mais humana e integral. É muito difícil para os profissionais de saúde assumir a finitude da vida. Devemos cada vez mais ter mais claro os nossos limites, para poder orientar os pacientes ainda quando em vida para que eles pensem a respeito e exerçam sua autonomia.

Estude sobre o assunto. Na sala de emergência, na medicina de família e comunidade, na oncologia, na geriatria, na pediatria, nas Utis, em todas as especialidades médicas você frequentemente será testado e derá ter a sensibilidade e a empatia para a melhor decisão frente ao fim da vida de seu paciente.

Aliás. A decisão não é, nem nunca será sua, meu caro colega. Seu paciente é quem deve conhecer as suas opções e escolher embasados na melhor informação possível. Essa, você como médico, é obrigado a fornecer.

Esperamos em breve falar ainda mais sobre esse assunto, que é uma lacuna na formação médica mundial. Por enquanto, seguem alguns livros sobre o assunto e demais textos que ja trouxemos aqui no Academia Médica:

Livros Publicados sobre o assunto:

Textos Publicados no Academia Médica:

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você