Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Nova vacina contra a dengue, aprovada pela Anvisa, será disponibilizada no Brasil

Nova vacina contra a dengue, aprovada pela Anvisa, será disponibilizada no Brasil
Academia Médica
jun. 22 - 3 min de leitura
000


A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) comunicou que o Brasil receberá uma nova vacina contra a dengue na próxima semana. Trata-se da Qdenga, produzida pela Takeda Pharma Ltda., que teve sua aprovação concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Este imunizante se destaca por conferir proteção ampla contra os quatro sorotipos do vírus causador da dengue.

A vacina, em seu lançamento inicial, será disponibilizada exclusivamente por laboratórios particulares, com o preço final ao consumidor variando conforme a localidade. Em São Paulo, por exemplo, a Anvisa estabeleceu um Preço Máximo ao Consumidor (PMC) para as clínicas. Este custo reflete não apenas o preço da vacina em si, mas também uma gama de serviços associados, incluindo atendimento ao paciente, triagem, análise da caderneta de vacinação, orientações antes e depois da vacinação, bem como suporte informativo sobre o processo de vacinação.

Em relação à indicação da vacina, a Anvisa determinou que ela é apropriada para crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos. Portanto, a Qdenga marca uma evolução significativa, já que é a primeira vacina aprovada no Brasil para um público mais amplo. O imunizante Dengvaxia, aprovado anteriormente, é restrito àqueles que já tiveram dengue.

O esquema de administração da Qdenga consiste em duas doses subcutâneas, com intervalo de três meses entre as aplicações. A Anvisa ressaltou que, apesar da autorização para comercialização do produto no país, a vacina continuará sendo monitorada para a detecção de eventos adversos, como parte das ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da empresa produtora.

A eficácia da vacina Qdenga foi avaliada em um estudo randomizado, controlado por placebo, de fase 3, realizado em países endêmicos para dengue. Constatou-se uma eficácia de 66,2% entre os indivíduos soronegativos (sem infecção anterior pelo vírus). Entre os indivíduos soropositivos (aqueles que já tiveram dengue), a eficácia foi de 76,1%.

A chegada desta nova vacina é um marco importante no controle e prevenção da dengue, um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. É imprescindível que nós, profissionais da saúde, estejamos informados e preparados para orientar nossos pacientes acerca deste avanço. Permaneçamos atentos às atualizações e à nova fase de implementação da vacinação contra a dengue no país.



Leia também: 


Fonte: 

Agência Brasil. (2023, Junho 22). Nova vacina contra dengue chega ao Brasil na próxima semana. EBC Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-06/nova-vacina-contra-dengue-chega-ao-brasil-na-proxima-semana


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você