A aptidão cardiorrespiratória de idosos pode ser melhorada por um treinamento com exercícios resistidos de curta duração. A informação está presente em uma revisão sistemática publicada pela revista Age and Ageing, da Sociedade Britânica de Geriatyria. Os exercícios resistidos, como o próprio nome diz, são aqueles em que a pessoa encontra algum tipo de resistência na hora da realização. Entre os principais deles está a musculação.
Na revisão, foram incluídos apenas estudos de controle randomizados com idosos saudáveis (homens ou mulheres, com idade superior a 60 anos). Participaram 1.641 pesssoas, sendo 832 submetidas ao treinamento com exercícios resistidos e 809 a um trabalho de controle sem intervenção simulada.
A taxa de desistência dos participantes de ambos os grupos foi baixa: 10,2%, o que sugere que o treinamento com exercícios resistidos é bem tolerado por adultos mais velhos. Os motivos mais citados para desistência foram não relacionados a fatores clínicos, mas à localização geográfica, comprometimento de tempo e não comparecimento para reavaliação.
Segundo a revisão, os estudos envolveram uma variedade de técnicas para definir a progressão do exercício resistido e variação no tipo do exercício realizado, com utilização de pesos de máquina, pesos livres e outras alternativas (como faixas de resistência).
Além da melhora na aptidão respiratória, foi constatado que os exercícios também são benéficos ao sistema muscular de pessoas mais velhas.
Artigos relacionados
Exercício físico leve a moderado pode reduzir comprometimento cognitivo em idosos
Atividade física diária em idosos diminui o risco de doença cardiovascular nessa população
Promoção à saúde: um desafio da atualidade
Referência
Thomas F F Smart, Brett Doleman, Jacob Hatt, Melanie Paul, Suzanne Toft, Jonathan N Lund, Bethan E Phillips, The role of resistance exercise training for improving cardiorespiratory fitness in healthy older adults: a systematic review and meta-analysis, Age and Ageing, Volume 51, Issue 6, June 2022, afac143, https://doi.org/10.1093/ageing/afac143