[ editar artigo]

Atividade física diária em idosos diminui o risco de doença cardiovascular nessa população

Atividade física diária em idosos diminui o risco de doença cardiovascular nessa população

Um estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) revelou que níveis crescentes de atividade física, bem como a persistência de um estilo de vida ativo ao longo do tempo estão associados a um risco reduzido de episódios de Doença Cardiovascular (DCV) em idades mais avançadas.

Na pesquisa, os cientistas observaram que, dentre as doenças cardiovasculares, a maior redução de risco foi entre Doença Arterial Coronariana  incidente e insuficiência cardíaca. Em relação à idade, o risco foi significativamente reduzido entre participantes entre 70 a 75 anos, sugerindo que há maiores benefícios cardiovasculares quando pratica-se exercícios físicos no início da terceira idade. Também, uma exposição mais prolongada à atividade física moderada e vigorosa parece ser mais eficaz na redução dos riscos cardiovasculares nesse mesmo grupo.

Consoante o estudo e outras literaturas citadas por este, a menor dose efetiva de atividade física parece ser alcançada com pelo menos 20 minutos de atividade física por dia. Além disso, o estudo encontrou que melhorar e manter um estado ativo mesmo em idade avançada foi associado a uma menor incidência de DCV. Ainda, os resultados do estudo sugeriram que quanto mais cedo as pessoas se engajarem em atividade física, maior a redução na incidência de DCV que elas podem alcançar.

A respeito do impacto de atividade física em mulheres, os pesquisadores apresentaram pouca significância estatística na redução do risco nessa população, entretanto, ao considerar a mortalidade geral, os riscos de mulheres que praticam mais atividade física foram significativamente reduzidos em relação as que não se exercitam diariamente. 

O estudo de coorte inicial contou com a participação de 3.099 italianos com idade ≥65 anos com avaliação inicial em 1995–1997 e visitas de acompanhamento em 4 e 7 anos. Depois desse período de 7 anos, a vigilância foi estendida até 2018 por meio de registros hospitalares e de mortalidade. As doenças cardiovasculares prevalentes e incidentes (doença coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral) foram identificadas por meio de exame clínico, questionário ou prontuários hospitalares. 

As informações sobre as horas gastas por semana em atividades específicas permitiram categorizar a atividade física como moderada a vigorosa. A atividade física moderada inclui caminhadas, jogos que exigem exercícios físicos moderados, como boliche, e pesca. A atividade física vigorosa incluía jardinagem, ginástica, ciclismo, dança e natação. Os participantes foram definidos como ativos ou inativos se engajassem por > 20 min/dia ou ≤ 20 min/dia, respectivamente, nessas atividades, conforme as recomendações da OMS.

Por fim, a evolução do padrão de atividade física foi identificada quando os dados estavam disponíveis em duas ou mais visitas. Foram definidos quatro categorias de trajetórias: estável-baixo (inativo-inativo), alto-decrescente (ativo-inativo), baixo-crescente (inativo-ativo) e estável-alto (ativo-ativo). Para análise de sensibilidade, as evoluções também foram definidas por todas as três visitas disponíveis (evoluções estáveis).

Artigos relacionados 

Promoção à saúde: um desafio da atualidade

Como o horário da prática de exercícios físicos influencia a saúde?

Um 2022 mais saudável: dicas para tirar as suas metas de saúde do papel

Referência

  1. AMIDEI, Claudio Barbiellini et al. Association of physical activity trajectories with major cardiovascular diseases in elderly people. Heart, v. 108, n. 5, p. 360-366, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1136/heartjnl-2021-320013. Acesso em: 10 de maio de 2022.

 

Geriatria e Gerontologia

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você