Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Câncer de Mama: Unindo forças para uma luta permanente

Câncer de Mama: Unindo forças para uma luta permanente
Academia Médica
out. 30 - 4 min de leitura
000

À medida que nos aproximamos do fim do mês de outubro, o mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, trazemos alguns dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC). A agência destaca o ônus global, fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e iniciativas para prevenir a doença.


Segundo a agência internacional, o câncer de mama feminino assumiu, em 2020, a posição de tipo de câncer mais comumente diagnosticado em todo o mundo, afetando aproximadamente 2,26 milhões de mulheres e resultando na morte de cerca de 685.000 mulheres devido à doença.

Fonte:  International Agency for Research on Cancer (2023)

Esses números alarmantes ressaltam a importância de intensificar os esforços de pesquisa para compreender melhor os fatores de risco associados ao câncer de mama, bem como a necessidade de implementar iniciativas eficazes de prevenção.

Dos fatores de riscos para o câncer de mama, a IARC destaca o consumo de álcool, excesso de peso ou obesidade. Como medidas preventivas, a redução do consumo de álcool, manutenção de um peso saudável, mediante a prática regular de atividades físicas.

Fonte:  International Agency for Research on Cancer (2023)

Ainda sobre os fatores de risco, um estudo transversal dentro da coorte EPIC (European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition), cientistas da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), em colaboração com pesquisadores da coorte EPIC, buscou entender a relação entre o estilo de vida das mulheres e compostos no sangue que foram associados ao risco de desenvolver câncer de mama

Os resultados deste estudo, que analisou amostras de sangue de mais de 2300 mulheres sem câncer, indicaram que existem correlações entre esses compostos sanguíneos e fatores de estilo de vida que são potencialmente modificáveis, como dieta, atividade física e exposição a substâncias químicas ambientais, por exemplo. Isso sugere que mudanças no estilo de vida podem de fato influenciar a presença desses compostos e, por conseguinte, o risco de desenvolver câncer de mama.

Diante do exposto, fica evidente a magnitude do impacto global do câncer de mama e a necessidade premente de ações efetivas que visem não só a detecção precoce e o tratamento adequado, mas também a prevenção da doença. A pesquisa e a conscientização sobre os fatores de risco modificáveis, como o estilo de vida, são fundamentais para incentivar mudanças positivas que possam reduzir a incidência do câncer de mama.

Com isso, podemos refletir que além da relevância do mês de conscientização sobre o câncer de mama, a luta continua! Nossos esforços devem ser permanentes no  diagnóstico e nas medidas de prevenção precoce dessa doença. Sociedade, governo e profissionais de saúde, todos devemos unir forças, para combater essa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.


Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Leia também: 


Referências:







Denunciar publicação
    000

    Indicados para você