Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Placebo versus cannabis no tratamento da dor crônica

Placebo versus cannabis no tratamento da dor crônica
Academia Médica
dez. 13 - 4 min de leitura
000

Com o objetivo de avaliar as respostas de placebo em ensaios clínicos randomizados em que o mesmo foi comparado a canabinóides no tratamento da dor, a meta-análise publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA) analisou vinte estudos e encontrou uma redução significativa da dor em resposta ao placebo.

O artigo incluiu estudos com canabinóides com desenho duplo-cego, controlado por placebo, com participantes de 18 anos ou mais com dor clínica independente da duração. Os canabinóides medicinais são atualmente usados para tratar várias condições de dor, como dor nas costas e dor oncológica. Apesar do aumento da demanda dos produtos entre indivíduos com dor persistente, a evidência é considerada baixa ou muito baixa para a eficácia analgésica. 

Embora os pacientes melhorem em ensaios duplo-cegos controlados por placebo, há uma superioridade limitada dos canabinóides sobre a resposta ao placebo, o que sugere que a resposta ao placebo contribui consideravelmente para a redução da dor observada nos canabinóides em ensaios clínicos. Além disso, o tamanho das melhorias no grupo placebo foi de moderado a alto e representa alívio da dor clinicamente relevante. 

De acordo com uma meta-análise anterior a essa publicada no JAMA, que comparou a superioridade dos canabinóides versus placebo, a correlação entre os tamanhos de efeito no placebo e no grupo de drogas foi alta, indicando que os dois tratamentos  compartilham mecanismos de melhora, incluindo remissão espontânea e mecanismos semelhantes a placebo de redução da dor. 

O artigo ressalta que muitos ensaios de canabinóides controlados por placebo falham em garantir o cegamento correto, o que é sugerido para levar a uma superestimação da eficácia da cannabis medicinal. De fato, muitos participantes podem distinguir entre placebo e canabinóide ativo, apesar de terem o mesmo odor, sabor e aparência.

É possível que os estudos com baixo risco de viés tenham sido cegos com sucesso. Portanto, os participantes nos grupos de placebo eram mais propensos a manter expectativas positivas de tratamento durante o estudo e se beneficiar mais do tratamento com placebo.

Como explicar a eficácia do placebo?

De acordo com os princípios gerais da percepção humana, as expectativas de um possível alívio da dor podem modular o processamento sensorial e, assim, reduzir a percepção dos sinais nociceptivos recebidos.

Evidências anteriores também sugerem que a analgesia com placebo pode ocorrer mesmo na presença de fatos ambíguos ou contraditórios, de modo que criamos uma percepção adaptada às nossas expectativas iniciais.

O efeito da mídia na eficácia do placebo

Na meta-análise do JAMA, os pesquisadores descobriram que artigos de notícias e blogs tinham um forte viés positivo em relação à eficácia dos canabinóides na terapia da dor. A atenção positiva da mídia aos canabinóides para alívio da dor pode explicar parcialmente as respostas ao placebo observadas nesta revisão sistemática. 

Estudos mostram que reportagens na mídia de massa e imprensa leiga e informações obtidas na internet fomentam expectativas de tratamento. A atenção positiva e extensa da mídia pode moldar as respostas do placebo em ensaios clínicos subsequentes. 

Referência:

Gedin F, Blomé S, Pontén M, et al. Placebo Response and Media Attention in Randomized Clinical Trials Assessing Cannabis-Based Therapies for Pain: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Netw Open. 2022;5(11):e2243848. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.43848

Leia também:

Fabricação de novo medicamento a base de cannabis autorizada no Brasil

Suspensa resolução que impunha regras para prescrição da Cannabis medicinal

CFM deve abrir consulta pública sobre utilização de cannabis medicinal

Nova norma do CFM estabelece restrições para tratamentos à base de cannabis

ANVISA aprova a comercialização de 3 produtos à base de cannabis






Denunciar publicação
    000

    Indicados para você