Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Profissionais de saúde não médicos pedem autonomia para prescrever exames a pacientes

Profissionais de saúde não médicos pedem autonomia para prescrever exames a pacientes
Academia Médica
set. 17 - 2 min de leitura
000

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de lei dos planos de saúde (PL 7419/06), do Senado Federal, discutiu nesta quarta-feira (15) a cobertura de exames complementares solicitados por outras categorias que não sejam médicos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Quais os riscos de profissionais da saúde não médicos solicitarem exames?

As operadoras de planos de saúde têm recusado cobrir pedidos feitos por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física, o que gera uma discussão em torno do tema, visto que esses profissionais entraram com pedido na Câmara de Deputados de para que possam solicitar exames complementares. No entanto, existem diversas situações problemas que devem ser debatidas nesse tópico. Primeiro de tudo, o diagnóstico e tratamento é uma premissa médica e é na maioria das vezes realizado no momento da anamnese sendo os exames utilizados de forma a complementar a hipótese diagnóstica para definição do tratamento.

Outro ponto a se destacar é em relação aos treinamentos que os diferentes profissionais da saúde tem, tendo em vista que os exames tem indicações que devem ser cumpridas para poder ser solicitados, e isso exige um treinamento desde a graduação até as pós-graduações. A solicitação sem indicação possui alto custo financeiro para a saúde, já que em sua grande maioria os procedimentos e exames tem custo elevado.

Por fim, mas não menos importante, temos que sempre colocar o interesse e a segurança do paciente em primeiro lugar, já que alguns exames se utilizam de radiação ionizante e às vezes necessitam da utilização de meios de contraste que podem ter reações adversas gravíssimas.

Devemos levar em consideração a formação profissional de cada atuação, o treinamento adequado para solicitação de exames que são complementares, o alto custo para a saúde e os perigos em relação à segurança e bem estar do paciente.

Leia mais 

 

Referência 

Profissionais de saúde não médicos pedem autonomia para prescrever exames a pacientes. Acesso https://www.camara.leg.br/noticias/807247-profissionais-de-saude-nao-medicos-pedem-autonomia-para-prescrever-exames-a-pacientes


Você sabia que pode publicar na Academia Médica? Clique aqui e saiba como


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você