Na era inicial da adoção de prontuários eletrônicos de saúde (EHR), as aplicações de voz estavam basicamente confinadas à transcrição de informações ditas em voz alta. Os médicos ficavam presos aos computadores de mesa e eram limitados por soluções propensas a erros e que careciam da capacidade de aprender com suas próprias deficiências.
Agora, avançamos uma década. As aplicações inteligentes de voz, como Siri ou Alexa, tornaram-se comuns nos carros, nas casas e nos escritórios dos consumidores atuais. Entramos verdadeiramente no mundo da inteligência artificial (IA) conversacional, e isso está demonstrando um grande potencial para a entrega de cuidados de saúde.
De acordo com um recente estudo da Voicebot.ai, o uso de assistentes de voz na saúde expandiu de pouco menos de 20 milhões de adultos americanos em meados de 2019 para incríveis 54,5 milhões em 2021. Os assistentes de voz mais avançados agora conseguem processar informações com 99% (ou mais) de precisão, mesmo que o inglês não seja a língua nativa do médico.
Hoje, a nova geração de assistentes de voz avançados está muito mais próxima de serem reais “assistentes” do que as versões anteriores. Médicos podem falar diretamente com eles, despachar uma série de comandos ou simplesmente falar suas observações e recomendações. Os aplicativos de voz estão equipados com funcionalidade para responder de maneira apropriada. Assim, os médicos podem obter informações, como listas detalhadas de interações medicamentosas ou o histórico de saúde mais recente de um paciente e/ou utilização do departamento de emergência, a qualquer hora e lugar.
A próxima iteração do assistente de voz mais evoluído e inteligente está surgindo para enfrentar os encargos do futuro, começando com a escassez de provedores em todos os cenários de cuidados. Uma pesquisa de agosto de 2022 com médicos revelou que 4 em cada 10 consultórios médicos tiveram um médico se demitindo ou se aposentando devido à exaustão.
De acordo com a pesquisa conduzida pela STAT e a Medical Group Management Association, a exaustão profissional se tornou uma preocupação crítica na medicina. A perda de médicos aumenta ainda mais a pressão sobre os profissionais de saúde restantes, criando um ciclo de esgotamento e saída precoce da profissão. Nesse contexto, os assistentes de voz inteligentes têm o potencial de atenuar o impacto da escassez de profissionais de saúde. Eles podem auxiliar os médicos em várias tarefas, reduzindo a carga de trabalho e permitindo que eles se concentrem mais na atenção direta ao paciente.
Portanto, para atingir essa visão, a tecnologia de voz deve ir além das simples funções de "comando e resposta" e se tornar mais intuitiva, com a capacidade de ouvir e decifrar informações críticas. Muitas dessas chamadas capacidades ambientes, onde os médicos podem falar naturalmente durante uma conversa e ter seu "assistente" filtrando os dados para encontrar o "ouro" em narrativas faladas, ainda não são possíveis sem humanos trabalhando nos bastidores para decifrar informações.
Ainda que não tenhamos atingido o grau do que os assistentes de voz inteligentes podem fazer, as economias de tempo que proporcionam podem ajudar as organizações a abordar pontos de dor operacionais reais. As organizações de saúde que utilizam o melhor da voz hoje também têm a vantagem de se acostumar com uma solução que evoluirá rapidamente no futuro próximo.
Como líderes de saúde, enfrentamos decisões difíceis todos os dias, incluindo onde e quanto dinheiro alocar para a adoção de novas tecnologias. Com cada versão da IA de voz melhorando e se tornando melhor em destilar informações significativas de cada interação, a voz permanece um dos investimentos mais sábios na saúde. No entanto, é importante ressaltar que os assistentes de voz são apenas uma ferramenta para auxiliar os médicos. O uso dessas tecnologias deve ser acompanhado de medidas para melhorar o bem-estar dos profissionais de saúde e as condições de trabalho nos consultórios médicos e hospitais.
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Fonte:
Srikanth, Belwadi. Medical Economics. Smarter Business. Better patiente care. Vol 100. July 2023.