Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Que pereba é essa? App médico dá suporte a decisão clínica frente a lesões dermatológicas

Que pereba é essa? App médico dá suporte a decisão clínica frente a lesões dermatológicas
Academia Médica
set. 22 - 4 min de leitura
000

A cena é simples e bastante corriqueira. Você está em seu plantão de pronto atendimento em hospital secundário ou terciário e o paciente apresenta-se a você com lesões na pele. Você ouve a queixa do paciente e ao inspecionar as lesões e realizar o exame completo, você ainda não é capaz de fechar seu diagnóstico com a clareza que você deseja. A pergunta que fica é:

Que pereba é esta?

Sabendo dessa necessidade o pessoal do Whitebook acaba de apresentar uma atualização do aplicativo. Agora o whitebook também é um atlas de dermatologia focado em apoio à decisão clínica.

Para entender o uso do aplicativo, fizemos uma nova avaliação deste app médico que é o  mais usado do Brasil.

Avaliação do Whitebook - Atlas de Dermatologia

Critérios avaliados: Interface; Conteúdo: Quantidade, Qualidade, Nível; Praticidade; Usabilidade e Aplicabilidade; Preço.

- Avaliação Geral 9,8/10 - avaliado utilizando iPhone 6s e desktop

Interface 10/10:

Segue o padrão Whitebook com um design “clean” trabalhando bem o contraste do fundo com a cor de texto.

As imagens possuem marca de segurança porém não interfere no uso.

A conduta e prescrição estão localizadas intuitivamente ao final da página.

Facilidade de leitura tanto para plataforma web quanto para a plataforma mobile.

Conteúdo:

- Quantidade 9/10:

O app possui um total de 40 doenças dermatológicas, dentre elas as mais prevalentes e encontradas no dia a dia de um clínico geral, principalmente daqueles que trabalham em UPA ou pronto-socorro. Porém em 10 doenças nesta primeira versão não foram disponibilizados conduta e prescrição (mesmo sendo doenças não tão prevalentes esperamos o restante do conteúdo para as próximas atualizações).

- Qualidade 9/10:

Sem sombras de duvidas a qualidade das imagens apresentadas é incrível, bem como a seleção, traz casos reais de médicos reais. Uma sugestão seria para algumas doenças com apresentações clinicas dermatológicas mais amplas talvez trazer um numero maior de imagens, de forma que o usuário que tivesse duvida pudesse acessar o conteúdo extra (não impactando assim na praticidade do app).

- Avaliação Conteúdo 9/10:  

Como dito anteriormente tanto a qualidade, quanto a quantidade do conteúdo foram bem acima da expectativa, ficando a desejar apenas para aqueles usuários que queiram aprofundar-se no tema.

- Praticidade 10/10:

O Whitebook tem focado bastante neste quesito, e trazer o Atlas Dermatológico para a versão desktop sem sombra de dúvidas livra médico ou acadêmico de verdadeiras saias justas. Com cerca de 3 cliques é possível encontrar a doença e a sua conduta + prescrição, além disso a barra de search auxilia bastante para quem encontrar dificuldades na navegação manual.

- Usabilidade e Aplicabilidade 10/10:

O novo Atlas Dermatológico é para você clínico geral que está dando plantão em uma UPA e sempre tem dúvidas com as “perebas” que a vida lhe dá, ou para você acadêmico de medicina que não quer levar bronca do preceptor por não saber o que é a Síndrome de Sweet ou seu tratamento e conduta. Um ponto legal é que o aplicativo pode ser utilizado no computador, evitando que você tenha que pegar o celular para fazer as comparações e estudo do paciente. Resumidamente o app não vai te transformar em um dermatologista mas com certeza será uma mão na roda para você que sempre se bate com as perebas.

- Preço:

O whitebook tem uma versão gratuita que limita o acesso ao conteúdo de dermatologia. Realmente se fosse cobrado apenas pelo conteúdo de dermatologia, o aplicativo seria um pouco caro. A grande questão aqui é que o aplicativo não trata a medicina de forma independente. A correlação das lesões dermatológicas com a clínica médica, tratamento e condutas justifica os 25,90 reais mensais ( sem desconto, CLIQUE AQUI para obter um bom desconto).

Vale ressaltar que o aplicativo vem também com diversas especialidades, sendo o mais completo aplicativo de apoio à decisão clínica em português diponível no mercado. Atualmente o Whitebook está sendo vendido nos planos anuais com um belo de um desconto:

Para profissionais de saúde: 245,90 por ano (20% de desconto)

Para Estudantes de Medicina 195,90 por ano (35% de desconto)

Baixe você também o Whitebook e deixe seu comentário aqui.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você