O número de reclamações de usuários de planos de saúde registradas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) teve alta de 7,2% no último mês de julho, na comparação com junho.
No total, foram 19.222 queixas, o terceiro maior número do ano, atrás apenas de março (19.803) e maio (19.526). Cerca de metade dos casos (49%) diz respeito a dificuldades na realização de exames e tratamento para a doença.
De acordo com a ANS, o número de beneficiários de planos totaliza
49,8 milhões de pessoas e apresenta tendência de alta. O tipo de contratação
que mais tem contribuído para o aumento é o coletivo empresarial, que desde
julho de 2020 tem mais entradas do que saídas de beneficiários.
Covid-19
268 reclamações foram relacionadas a atendimentos a casos de Covid-19. Estas tiveram queda de 36,5% em relação ao mês anterior, segundo informação do Boletim Covid-19 – Saúde Suplementar, que acaba de ser divulgado pela última vez pela ANS.
Em julho, 52,1% dos leitos comuns e de unidade de terapia
intensiva para Covid-19 estavam ocupados
no conjunto de 49 operadoras de planos de saúde com rede própria hospitalar
mapeadas. Nos leitos comuns e de UTI para os demais procedimentos, a taxa de
ocupação era de 80,1%.
Os exames de RT-PCR para Covid-19 tiveram um aumento de
36,2% em maio de 2022, último mês para o qual há informações disponíveis. Os
exames de anticorpos também registraram aumento de 65% em relação a abril. O
crescimento é compatível com a disseminação das subvariantes da Ômicron, que se
espalharam no país entre os meses de maio e junho.
Na comparação com o ano anterior, considerando os números do mês de maio, o RT-PCR teve uma redução de 69,4% e os exames de anticorpos um aumento de 7,94%.
Com informações de Agência Brasil.
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