Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Residência Médica #1: o desafio!

Residência Médica #1: o desafio!
Larissa Wendling
dez. 12 - 3 min de leitura
000

Fim de ano... Época em que muitos estudantes de medicina realizam o sonho de se formar após seis longos anos de noites mal dormidas, provas, trabalhos, estágios, resumos e aulas que pareciam não ter fim. É nessa época também que encontram um desafio que, para muitos, é maior que os anos de faculdade: a Residência Médica.

Fazer uma Residência Médica é, sem dúvidas, o sonho da maioria absoluta dos médicos que se formam nas universidades brasileiras. No entanto, nem todos conseguirão, ao menos na primeira tentativa, ser aprovados no processo seletivo. Por isso, o melhor preparo é fundamental para aumentar a competitividade.

Na maioria dos lugares, o processo seletivo divide-se em duas partes: a primeira consiste numa prova teórica (ou teórico-prática), responsável por 80 a 90% da nota do candidato, e a segunda é composta por análise de curriculum e/ou entrevista.

Preparação para residência médica

Com o crescimento dos cursinhos preparatórios, o perfil dos candidatos aprovados na prova é equalizado. Os candidatos com notas muito baixas serão eliminados e são raros aqueles que terão notas muito altas. De uma forma geral, todos os concorrentes passarão para a próxima etapa em um mesmo nível. A partir daqui, a segunda etapa será decisiva. A entrevista e a defesa de curriculum definirão quem está dentro ou fora da Residência Médica.

Este assunto é um verdadeiro monstro para muitos formandos e tira o sono deles. Nessa fase, o candidato tem que contar com a sua habilidade em demonstrar que é o profissional mais preparado para aquela vaga, e não existe uma fórmula a ser decorada para isso. Entretanto, existem algumas dicas valiosas, que, se seguidas, podem tornar esse caminho das pedras menos tortuoso, e quem sabe, ao final dele, você poderá encontrar a vaga tão sonhada na sua futura especialidade médica.

Por isso, depois de conversar com preceptores e chefes de serviço de diferentes áreas de atuação, o Academia Médica traz essa semana uma série de dicas para você que está prestes a passar por essa avaliação. Ao longo dos próximos dias você poderá conferir aqui na Comunidade textos que tratarão dessa segunda parte do processo: a entrevista e a defesa do curriculum. 

Por isso se prepare. Em breve sai o segundo texto da série Residência Médica.
Para acompanhar, me siga aqui na comunidade, clicando aqui.

Até lá!

Por Larissa Uhlmann

Com a colaboração de Marina Melek e Melissa Erdmann


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você