Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Residência Médica #4: Prepare-se para a Entrevista! - Parte 3

Residência Médica #4: Prepare-se para a Entrevista! - Parte 3
Academia Médica
out. 28 - 5 min de leitura
000

Por Larissa Wendling

Com a colaboração de Marina Melek e Melissa Erdmann

Continuando nossa série Residência Médica, hoje vamos falar de uma outras parte importante da entrevista: a roupa a ser usada no dia. Tema de grande importância para causar boa impressão logo no início.

Vestindo-se para a Entrevista

A entrevista e análise de curriculum são a oportunidade que você tem de mostrar o seu diferencial enquanto candidato. Isso também significa que você será avaliado do momento em que entrar na sala com a banca até a hora em que sair de lá.

Nesse ponto torna-se muito importante a questão da roupa que será usada no dia, afinal, uma primeira impressão é a que fica. Por isso, uma boa apresentação começa com o vestuário adequado para a ocasião.

Mesmo que um julgamento baseado pela aparência seja errôneo e mesmo preconceituoso, não podemos negar que o primeiro item que será avaliado, logo que você entrar na sala com a banca, será a forma como você se apresenta. Por isso, se ligue nas dicas a seguir para não fazer feio.

HOMENS

Recomenda-se calça social, camisa, sapato social e paletó. Opte por tons neutros, evitando cores fortes ou chamativas. O uso ou não da gravata é controverso. Na dúvida, use-a. Se ao chegar lá você perceber que os outros candidatos e avaliadores não a estão usando, você pode ir ao banheiro e retirar o acessório (mais fácil do que tentar fazer o nó, especialmente porque é bem provável que você esteja nervoso).

É recomendado também o uso de peças de roupa escuras. Lembre que os processos seletivos ocorrem no verão, o que significa muito calor na maior parte do Brasil. Além disso, você vai estar nervoso. Essa combinação pode resultar em desagradáveis manchas de suor abaixo do braço, o que pode ser bastante constrangedor.

Esteja com a barba bem feita. Seu cabelo deve estar limpo, bem penteado, e de preferência, aparado. Se tiver cabelo comprido, deixe-o preso, mas considere a ideia de cortá-lo. Nas palavras de um preceptor com o qual conversamos, cabelo cresce, e o próprio preceptor que nos disse isso tinha cabelo comprido e o cortou para a entrevista.

MULHERES

Fique no básico e seja discreta. Opte por calça social e blazer, um tailleur ou um vestido de corte executivo. Lembre que o comprimento da saia deve estar pelo menos na altura do joelho e o decote, no máximo até a altura da borda superior do esterno. Apesar de hoje existirem sapatos sem salto bonitos, falta de salto pode ser considerado um desleixo. Por outro lado, saltos muito altos ou sapatos extravagantes passam a impressão de arrogância, e você corre o risco de parecer esnobe. O segredo para acertar são os saltos médios. Óbvio, mas não custa lembrar: escolha um sapato confortável e certifique-se de saber andar com ele.

Não carregue na maquiagem. Seja básica e natural. A mesma observação vale para acessórios: não use nada que você não usaria no seu dia-a-dia de trabalho. Suas unhas devem estar feitas, pois isso passa a impressão de asseio. Fuja dos esmaltes coloridos e opte por tons claros e neutros.

Algumas mulheres tendem a mexer excessivamente no cabelo quando estão nervosas. Nesse caso, você vai encarar muito mais o cabelo do que seus avaliadores, e a impressão que isso passa também não é boa. Se você acha que durante o nervosismo vai ficar mexendo no seu cabelo, deixe-o preso e longe do seu alcance.

Se o lugar onde você estiver tentando sua vaga tiver prova prática, o código de vestuário é o mesmo, tirando os saltos e acessórios e, obviamente, substituindo saias por calças. Nesse caso, cabelo preso. Mesmo que você vá usar jeans e tênis diariamente quando for residente, deixe-os para a residência. Durante a avaliação, pode ser considerado uma gafe.

E aí? Gostou da matéria de hoje? Conte pra gente aqui nos comentários o que está achando da série e se prepare. Amanhã sai o quinto texto da série Residência Médica, com dicas sobre como preparar e defender o curriculum.

Até lá!

 

Para conferir outros textos da série Residência Médica, acesso:

Residência Médica #1: o desafio!

Residência Médica #2: Prepare-se para a Entrevista! - Parte 1

Residência Médica #3: Prepare-se para a Entrevista! - Parte 2


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você