Um artigo de novembro de 2023 na JAMA reporta um aumento alarmante nas mortes maternas nos Estados Unidos. Com 1.205 casos em 2021, resultando em uma taxa de mortalidade de 32,9 por 100.000 nascidos vivos e um aumento significativo em relação aos 20,1 em 2019. Cerca de 80% dessas mortes são evitáveis, e mais da metade ocorre no período pós-parto, destacando a necessidade crítica de monitorar a saúde materna após o nascimento.
As doenças cardiovasculares (DCVs) são uma das principais contribuintes para a mortalidade materna. A prevalência de má saúde cardiovascular antes da gravidez aumentou significativamente, com menos da metade das pessoas entrando na gravidez com esta condição favorável. Além disso, complicações do período gestacional, como distúrbios hipertensivos, diabetes gestacional, parto prematuro e nascimento de baixo peso para a idade gestacional, são marcadores de má saúde cardiovascular, também associados a um maior risco de DCV ao longo da vida.
👩🍼 Avaliação da saúde cardiovascular no período pós-parto
A American Heart Association desenvolveu um constructo de saúde cardiovascular, chamado Life's Essential 8, integrando fatores de saúde e comportamentos em uma pontuação composta. Durante o pós-parto, a saúde cardiovascular pode ser avaliada usando essa pontuação para informar intervenções. Os clínicos devem revisar as complicações adversas da gravidez e indicar testes de acompanhamento adequados, dada a maior probabilidade de hipertensão e diabetes pós-parto.
Na tabela abaixo, podemos visualizar os 8 fatores recomendados para avaliação e melhora da saúde cardiovascular das mães no período pós-parto:
Fonte: Khan SS, Grobman WA, Cameron NA., 2023
👩🍼 Orientações de saúde cardiovascular no período pós-parto
Componentes-chave do aconselhamento sobre comportamento saudável incluem seguir uma dieta mediterrânea, retomar atividades físicas de forma segura, voltar ao peso pré-gravidez e cessar o tabagismo. As discussões de aconselhamento devem ser centradas no paciente e considerar contextos estruturais, sociais e econômicos que influenciam o comportamento.
Sugere-se uma abordagem bifurcada para melhorar o aconselhamento sobre saúde cardiovascular e promover mudanças comportamentais positivas. Primeiro, as transições de cuidados pós-parto e a entrega de cuidados de saúde cardiovascular devem ser aprimoradas. Em segundo lugar, evidências de ensaios clínicos randomizados são necessárias para apoiar o desenvolvimento de diretrizes para cuidados preventivos direcionados no período pós-parto.
Esta abordagem nos reforça a crítica necessidade de avaliação, aconselhamento e intervenções focadas na saúde cardiovascular no período pós-parto para melhorar a saúde materna. Embora as modificações no estilo de vida possam reduzir o risco de DCV, é desafiador aderir a essas modificações, especialmente quando há barreiras devido a determinantes sociais adversos. Assim, muito trabalho ainda é necessário para aumentar a eficácia dessas modificações e de outros tipos de intervenções.
Leia também:
Referência:
Khan SS, Grobman WA, Cameron NA. Cardiovascular Health in the Postpartum Period. JAMA. 2023;330(21):2115–2116. doi:10.1001/jama.2023.19192
Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!