Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

4 Fatores Cruciais que Impactam a Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

4 Fatores Cruciais que Impactam a Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
Academia Médica
set. 13 - 6 min de leitura
000

No mês de Setembro, destacado como mês de prevenção ao suicídio, a saúde mental no ambiente de trabalho ganha uma relevância ainda maior. Nesta publicação, exploramos quatro situações que podem afetar profundamente a saúde mental dos trabalhadores: desde as sutis microagressões até o impacto avassalador do burnout. Embora estes temas já tenham sido discutidos individualmente em publicações anteriores da Academia Médica, neste texto, propomos uma análise integrada deles.

1. Microagressões nos Ambientes de Trabalho

Em 14 de agosto de 2023, a Academia Médica trouxe à tona o problema das 👉microagressões nos ambientes de trabalho. Estas práticas, frequentemente sutis, podem ocorrer  quando profissionais se sentem menosprezados ou desconfortáveis devido a incidentes que tocam em questões de raça, orientação sexual, status socioeconômico ou gênero, comprometendo assim a interação entre os membros da equipe, a eficácia e a qualidade da convivência no ambiente de trabalho.

Para American Psychological Association (2023) é necessário o enfrentamento e discussão sobre o tema dentro dos ambientes de trabalho e equipes, levando a consciência sobre os efeitos negativos sob a saúde mental dos envolvidos.

2. Cultura Organizacional Tóxica: O Desafio Silencioso

A toxicidade no ambiente de trabalho pode contribuir direta ou indiretamente para sentimentos de desespero ou problemas psicológicos. Na publicação de 24 de agosto de 2023, da Academia Médica,  intitulada 👉 "Cultura Organizacional e Saúde Mental: Desafios dos Ambientes Laborais", a influência das culturas organizacionais tóxicas é minuciosamente abordada.

De acordo com a American Psychological Association, trabalhadores identificam desrespeito, exclusão e abusos como características marcantes de uma cultura organizacional tóxica. Em linha com essa observação, a pesquisa "Work in America" de 2023 apresentou dados preocupantes, estabelecendo uma ligação direta entre ambientes de trabalho tóxicos e a deterioração da saúde mental dos colaboradores.

3. Segurança Psicológica: Colaboração e Satisfação

A segurança psicológica emerge como um foco primordial. Introduzido por Amy Edmondson em 1999, este conceito sublinha a importância de ambientes laborais em que os colaboradores sintam-se seguros para se expressar, cometer erros e aprender com eles, sem o medo de represálias. No texto da Academia Médica de 26 de junho de 2023, a👉  segurança psicológica foi apresentada como um 👉 "componente invisível, mas essencial nas equipes de saúde", sinalizando sua relevância em ambientes de trabalho particularmente desafiadores.

No texto, é mencionado o quanto ambientes que cultivam alta segurança psicológica são marcados por uma troca sincera de ideias, com discussões transparentes sobre falhas e um cenário onde se pode fazer perguntas e dar feedbacks sem receio de punições. Esta atmosfera não só fomenta a inovação e a colaboração, mas também ajuda a prevenir sentimentos de isolamento e desespero.

Afinal, em um ambiente onde as vozes são ouvidas e valorizadas, os colaboradores tendem a sentir-se mais apreciados e integrados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, equilíbrio emocional, satisfação com o trabalho e bem-estar psicológico.

4. Burnout e Seus Efeitos Profundos

Em uma publicação de 25 de agosto intitulada👉 "Burnout: Conscientização e intervenções para ambientes laborais da saúde", abordou-se profundamente o tema. O artigo delineia como o burnout se manifesta: uma síndrome ocupacional marcada por intensa exaustão emocional, profunda despersonalização e um sentimento diminuído de realização pessoal. A partir dessa compreensão, fica claro que o burnout transcende uma simples categorização como diagnóstico individual. Ele é intrinsecamente uma consequência dos ambientes de trabalho, requerendo soluções que englobem aspectos sistêmicos e organizacionais.

Em setores com alta demanda de trabalho, pressões ou mesmo exigentes como o ambiente médico, o burnout se manifesta de forma intensa. Sua relação direta a  tendências suicidas, foi abordado numa publicação de 01 de setembro de 2023, intitulada👉 Como você está, de verdade? - O Ponto de partida para empatia, ajuda e apoio. Nesta publicação, é destacado o burnout entre os fatores que influenciam os indices de suicídios, junto de longas jornadas de trabalho, sobrecarga laboral e constante exposição a eventos traumáticos, em ambientes laborais da saúde.  

Portanto, inspirando-se no título da publicação, a simples indagação "Como você está, de verdade?" pode ser o catalisador de uma mudança marcada pela empatia, ajuda e apoio mútuo. Essa pergunta também serve como um estímulo para que organizações e ambientes laborais reavaliem suas estratégias em prol da saúde mental no trabalho. Mais do que apenas reconhecer as adversidades, torna-se primordial saber identificar indícios de angústia e instabilidades emocionais, tanto em si mesmo quanto em colegas de trabalho. E, acima de tudo, compreender que "Ninguém precisa enfrentar esses sentimentos sozinho".


A Academia Médica, comprometida com a missão de disseminar conhecimento e construir legados valiosos na área da saúde, tem se destacado ao promover discussões essenciais que contemplam tanto a saúde física quanto a mental. Como uma proeminente comunidade em saúde, a Academia Médica também se dedica a apoiar iniciativas que geram transformações positivas nos ambientes de trabalho.

Uma das iniciativas mais significativas é o projeto "Legados", que ganhou reconhecimento global por sua atuação decisiva no combate à violência sexual em ambientes de saúde. Nascido da colaboração de vários profissionais do setor, "Legados" posiciona-se de forma veemente contra o assédio e a violência nesses contextos. Seu propósito central é elaborar estratégias robustas para enfrentar incidentes que afetam a saúde mental e que podem deteriorar a qualidade de vida de profissionais, estudantes, pacientes e seus familiares.

Para um entendimento mais aprofundado sobre este projeto, recomenda-se a leitura do e-book disponível gratuitamente no link a seguir





Referências: 











Denunciar publicação
    000

    Indicados para você