Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saúde News 02/10/19 - Informação rápida e direta para quem lidera a Saúde

Saúde News 02/10/19 - Informação rápida e direta para quem lidera a Saúde
Academia Médica
out. 2 - 13 min de leitura
000

Aqui reunimos as principais publicações e atualizações para que profissionais que trabalham na saúde tenham o melhor ambiente para se atualizarem nas inovações que o mundo nos apresenta. Falar o que a faculdade esqueceu de nos contar é uma atividade de descoberta diária, que só pode ser feita com a participação de toda a comunidade que tem como fim, a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das populações.

Todas as "Saúde News" serão divididas em 3 partes: Frase do dia; Últimas da Academia e; Impacto no mundo da saúde.

Basta rolar a tela e desfrutar dos diversos conhecimentos selecionados para você pela equipe e pela comunidade da Academia Médica
Fernando Todt Carbonieri - Fundador da Academia Médica

Na edição de hoje você irá encontrar atualizações sobre o efeito dos Vapers/e-cigar, Burnout Médico, qual a confiabilidade que os diversos países do mundo dá às vacinas, estado da arte para doença coronariana aguda correlacionada com doença renal crônica, as 10 recomendações baseadas em evidências da sociedade brasileira de Doenças infecciosas e muito mais.

 


Frase do dia:

"Declare o passado, diagnostique o presente, preveja o futuro."
Hipócrates.

Que tal ter essa frase em uma camiseta? Veja lá na nossa loja!


Últimas da Academia
Os últimos insights das pessoas que fazem parte da comunidade Academia Médica:

Câncer e suicídio - por Naiara Costa Balderramas - Fechamos o setembro amarelo falando sobre burnout dos profissionais de saúde e algumas outras situações atreladas a saúde mental dos profissionais e estudantes de saúde. E os pacientes? Confira nesse post incrivel feito por essa Oncologista paraense, que atua em Brasília, sobre os índices de suicídio frente a diagnóstico de doença oncológica

Medicina em Zona Rural - O que a dor esconde - por Alice Mendes Moura - Uma excelente crônica sobre a ausculta da alma feita por essa acadêmica do 12º período de medicina da UFMG, que quer ser médica de família

Burnout e Depressão: o overlap em médicos intensivistas - por Roberta Fittipaldi Palazzo - Desde a sua primeira descrição, em meados dos anos 70, nunca se falou tanto em  burnout como nos tempos atuais.  Você já pensou sobre como são os índices de burnout entre os profissionais de UTI? Confira essa reflexão sobre essa síndrome pela Intensivista, Pneumologista e educadora médica, Doutora Roberta Fittipaldi.

Livros de Neonatologia - Pela Livraria Médica da Academia Médica, que continua sua saga de criar a melhor livraria médica online do mundo. Desta vez selecionamos 15 livros de neonatologia de todo o mundo para disponibilizar em nossa livraria.

Você já ouviu falar sobre viés de publicação? - por Lucas de Paula Guedes - Ao ler estudos com resultados maravilhosos sobre novas drogas e procedimentos, você já parou para pensar sobre as publicações dos estudos que dão errado? Reflita em conjunto com esse acadêmico de medicina da UFMT, que desde cedo se importa com a qualidade das publicações.

Publique você também na Academia Médica. Basta clicar em "PUBLICAR" Logo ali em cima no seu navegador. A curadoria é feita pela equipe do médico Fernando Todt Carbonieri. A revisão é feita pela jornalista Juliana Karpinsk

 


 

Nesta sessão iremos sempre colocar as últimas notícias quentinhas dos últimos congressos, journals e instituições governamentais do mundo inteiro. Precisamos de você para nos ajudar a calibrar isso. Por favor, deixe seu comentário no fim para nos ajudar a melhorar esse boletim.

[The Lancet - Gratuito]Physician burnout: a global crisis – The Lancet (free)

[World Economic Forum - Gratuito] This is how attitudes to vaccines compare around the world

[Gratuito por um período]What are the respiratory effects of e-cigarettes? – The BMJ- Quais são os efeitos respiratórios dos cigarros eletrônicos? Esta revisão resume as evidências de rápida expansão de estudos em cultura de células, animais e humanos sobre os possíveis efeitos na saúde pulmonar dos cigarros eletrônicos

[Gratuito por um período] Chronic Kidney Disease and Coronary Artery Disease: State-of-the-Art Review – Journal of the American College of Cardiology :

  • A DRC está associada a um risco muito alto de DAC. O manejo da DAC é complicado em pacientes com DRC, devido a condições comórbidas e possíveis efeitos colaterais durante as intervenções.
  • Existem poucos estudos relacionados à DAC com foco em pacientes com DRC, particularmente naqueles com DRC avançada.
  • Estudos prospectivos adicionais com foco no diagnóstico, prevenção e tratamento da DAC são necessários na DRC.

[Gratuito] Top 10 evidence-based recommendations from the Brazilian Society of Infectious Diseases for the Choosing Wisely Project – The Brazilian Journal of Infectious Diseases - A Chosing Wisely visa coletar declarações de sociedades médicas de todo o mundo sobre intervenções médicas que não resultam em benefício para os pacientes, com potencial para causar danos. Neste artigo, apresentamos as opiniões do Grupo do Laboratório de Diagnóstico da Sociedade Brasileira de Doenças Infecciosas (SBI). Dez especialistas do SBI foram convidados a listar 10 testes de diagnóstico que eram considerados desnecessários no campo de doenças infecciosas. Após a votação dos tópicos mais relevantes, um questionário foi enviado a todos os membros do SBI, a fim de selecionar os itens mais importantes. Foram obtidos 482 votos, e os 10 melhores resultados são mostrados neste manuscrito. As declarações Escolhendo com sabedoria do SBI devem facilitar a prática clínica, otimizando o uso de recursos de diagnóstico no campo de doenças infecciosas.

 

Global, Regional, and National Cancer Incidence, Mortality, Years of Life Lost, Years Lived With Disability, and Disability-Adjusted Life-Years for 29 Cancer Groups, 1990 to 2017: A Systematic Analysis for the Global Burden of Disease Study – JAMA Oncology - Objetivo: Descrever a prevalência de câncer para 29 grupos de câncer em 195 países, de 1990 a 2017, para fornecer dados necessários para o planejamento do controle do câncer. Conclusões e relevância Os perfis epidemiológicos nacionais da carga de câncer no estudo GBD mostram grandes heterogeneidades, que são um reflexo de diferentes exposições a fatores de risco, contextos econômicos, estilos de vida e acesso a cuidados e exames. O estudo GBD pode ser usado por formuladores de políticas e outras partes interessadas para desenvolver e melhorar o controle nacional e local do câncer, a fim de atingir as metas globais e melhorar a equidade no tratamento do câncer.

Clinical Practice Guideline for the Diagnosis, Evaluation, and Treatment of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Children and Adolescents – Pediatrics (free)

Understanding acute burn injury as a chronic disease - Embora o tratamento da lesão por queimadura tenha melhorado significativamente nas últimas décadas, reduzindo a mortalidade e melhorando os resultados dos pacientes, evidências recentes revelaram que a lesão por queimadura está associada a várias patologias secundárias, muitas das quais surgem muito tempo após a lesão inicial ter cicatrizado. Estudos populacionais associaram lesões por queimadura a um risco aumentado de câncer, doenças cardiovasculares, distúrbios do sistema nervoso, diabetes, distúrbios músculo-esqueléticos, doenças gastrointestinais, infecções, ansiedade e depressão. A ampla gama de patologias secundárias indica que a queimadura pode causar interrupção sustentada da homeostase, apresentando novos desafios para os cuidados pós-queima. Entender a lesão por queimadura como uma doença crônica melhorará o atendimento ao paciente, fornecendo evidências para um melhor suporte e monitoramento a longo prazo dos pacientes. Por meio de pesquisas focadas nos mecanismos subjacentes à disfunção de longo prazo, uma melhor compreensão da patologia das lesões por queimaduras pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos preventivos para melhorar os resultados de saúde a longo prazo. A revisão descreverá evidências de efeitos à saúde a longo prazo, possíveis mecanismos que ligam a lesão por queimadura à saúde a longo prazo e pesquisas atuais sobre queimaduras como uma doença crônica.

Incidence and Determinants of Mental Health Service Use After Bariatric Surgery – JAMA Psychiatry (free for a limited period) - Conclusões: Observamos um aumento nas apresentações dos serviços de saúde mental após a cirurgia bariátrica, particularmente entre aqueles que tinham doenças psiquiátricas prévias ou desenvolveram complicações cirúrgicas que exigiam mais cirurgias. Esses achados alertam para a hipótese de que a redução de peso por cirurgia bariátrica melhorará a saúde mental em pacientes com obesidade.

Prevention, assessment, diagnosis and management of diabetic foot based on clinical practice guidelines: A systematic review – Medicine (free) Conclusões: A heterogeneidade dos níveis de evidência e os graus de recomendação dos CPGs incluídos no manejo, abordagem e tratamento do DF dificultam a interpretação e a suposição dos mesmos na prática clínica, a fim de selecionar os procedimentos mais corretos. Apesar disso, e de acordo com o estudo detalhado das diretrizes incluídas neste trabalho, pode-se concluir que as intervenções altamente recomendáveis para o manejo do DF são desbridamento (nível de evidência muito alto e altamente recomendado), avaliação do pé (nível moderado de evidência e recomendado) e calçados terapêuticos (nível moderado de evidência e bastante recomendado).

Diagnosis of osteoporosis in statin-treated patients is dose-dependent – Annals of Rheumatic Diseases (free) Conclusão: Nossos resultados mostram que o diagnóstico de osteoporose em pacientes tratados com estatina é dependente da dose. Assim, a osteoporose é sub-representada em doses baixas e super-representada em tratamentos com estatinas em altas doses, demonstrando a importância de estudos futuros que levem em consideração a dependência da dose ao investigar a relação entre estatinas e osteoporose.

Virtual Reality in the Intensive Care Unit: State of Play and Future Prospects - Uma visão geral dos usos práticos da realidade virtual na UTI e os benefícios que ela pode oferecer.

New Trends in ICU Nutrition - As novas tendências em gestão nutricional incluídas nas últimas diretrizes são discutidas, em particular a rota e a dose de calorias e proteínas recomendadas.

Obesity and Nutrition in Critical Illness - O papel da nutrição em pacientes obesos críticos e uma visão geral das diretrizes clínicas para o fornecimento de nutrição nessa população de pacientes.

[BMJ - Gratuito] Should antidepressants be used for major depressive disorder? -Conclusões Os benefícios dos antidepressivos parecem ser mínimos e possivelmente sem importância para o paciente médio com transtorno depressivo maior. Os antidepressivos não devem ser usados em adultos com transtorno depressivo maior antes que evidências válidas demonstrem que os potenciais efeitos benéficos superam os efeitos nocivos.

[Lancet - gratuito]Comparative efficacy and acceptability of 21 antidepressant drugs for the acute treatment of adults with major depressive disorder: a systematic review and network meta-analysis - O transtorno depressivo maior é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns, onerosos e dispendiosos em todo o mundo em adultos. Estão disponíveis tratamentos farmacológicos e não farmacológicos; no entanto, devido aos recursos inadequados, os antidepressivos são usados com mais frequência do que as intervenções psicológicas. A prescrição desses agentes deve ser informada pelas melhores evidências disponíveis. Portanto, pretendemos atualizar e expandir nosso trabalho anterior para comparar e classificar antidepressivos para o tratamento agudo de adultos com transtorno depressivo maior unipolar.

[JAMA - gratuito] Clinical Approach to Lactose Intolerance

[Cochrane Library - Gratuito] Perioperative beta‐blockers for preventing surgery‐related mortality and morbidity in adults undergoing non‐cardiac surgery - Os ensaios clínicos randomizados (ECR) produziram resultados conflitantes quanto à capacidade dos betabloqueadores de influenciar a morbimortalidade cardiovascular perioperatória. Assim, a prescrição rotineira desses medicamentos em uma população não selecionada permanece uma questão controversa. Uma versão anterior desta revisão que avaliou a eficácia dos betabloqueadores perioperatórios em cirurgia cardíaca e não cardíaca foi publicada pela última vez em 2018. A revisão anterior agora foi dividida em duas revisões, de acordo com o tipo de cirurgia. Esta é uma atualização e avalia as evidências apenas em cirurgia não cardíaca.

[JAMA NETWORK - Gratuito] Association of BCG Vaccination in Childhood With Subsequent Cancer DiagnosesA 60-Year Follow-up of a Clinical Trial Conclusões e relevância A vacinação infantil com BCG foi associada a um menor risco de desenvolvimento de câncer de pulmão em populações indígenas americanas e nativas do Alasca. Esse achado tem implicações potencialmente importantes para a saúde, dada a alta taxa de mortalidade associada ao câncer de pulmão e a disponibilidade de vacinas BCG de baixo custo.

Se você chegou até aqui, não deixe de comentar sobre o como podemos melhorar essa sessão. A sua opinião é super importante pois toda a comunidade Academia Médica faz isso para que a medicina e demais profissões que atuam na saúde melhorem a todo o tempo, levando o melhor cuidado e alento aos pacientes e familiares que precisam.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você