Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

Sudão do Sul enfrenta novo surto de hepatite E. Cinco mortes já foram registradas

Sudão do Sul enfrenta novo surto de hepatite E. Cinco mortes já foram registradas
Academia Médica
abr. 20 - 2 min de leitura
000

O Sudão do Sul, país do nordeste da África, está em alerta devido a um novo surto de hepatite E, causada pelo vírus HEV encontrado em fezes de pessoas infectadas e em água contaminada.

No início da semana, autoridades de saúde do país relataram 91 casos suspeitos da doença identificados na cidade de Wau, capital do estado de Bahr el-Ghazal Ocidental. Cinco mortes já foram registradas.

Segundo o Ministério da Saúde do país, as pessoas contaminadas são na maioria jovens, com idade média de 20 anos. Os homens respondem por 73,6% de todos os casos relatados.

Para combater o problema, o órgão informou que já acionou todos os centros de saúde pública do país, além de manter uma equipe multidisciplinar em Wau e desenvolver um plano de resposta para mobilizar os recursos necessários e orientar ações de intervenção.

Como medidas de prevenção, a população é orientada a consumir apenas água tratada, lavar bem as mãos, cozinhar bem os alimentos, lavar frutas e vegetais e manter os ambientes das casas limpos.

Os sintomas da doença incluem fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia, urina de cor escura e icterícia.

Leia também:




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você