Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tencent Healthcare - Como uma empresa de jogos chinesa está mexendo com a medicina e a saúde globalmente?

Tencent Healthcare - Como uma empresa de jogos chinesa está mexendo com a medicina e a saúde globalmente?
Fernando Carbonieri
nov. 25 - 8 min de leitura
020

Provavelmente você nunca ouviu falar na Tencent, mas se você tem primos menores ou mesmo filhos na faixa dos 10 anos de idade, pode ter certeza que eles conhecem, principalmente por grandes lançamentos dos Games como o PUBG e Call of Duty

A Tencent é uma gigante chinesa que se tornou a maior empresa de Games do planeta. O valor de mercado atual da Tencent é de 430 Bilhões de dólares. Isso porque ela também investe em e-comerce, construção, fintechs e, claro, saúde.

A empresa está na terceira colocada entre as empresas de tecnologia que mais investem em saúde, apenas atrás da Google e da Microsoft, que você pode acompanhar clicando AQUI e AQUI.

Vamos ver como ela se posiciona para investimentos no setor 

A empresa investiu em 40 empresas de saúde, sendo que 18 deles são baseados nos Estados Unidos, o que mostra a ambição global da Tencent. As linhas de investimentos saíram do braço de Digital Health e do programa de aceleração em Inteligência Artificial.

As duas preferências de investimento da empresa são ferramentas para Pesquisa Clínica (não é a toa que a china vai passar em breve os EUA na quantidde de novas patentes para medicamentos) e ferramentas para Administrativas como Prontuários Eletrônicos por exemplo.

Empresas investidas

Doctor Work e Trusted Doctors 

As duas empresas que já estavam sob a tutela da Tencent já haviam se fundido ha pouco mais de um ano. Recentemente, eles levantaram pouco mais de 250 milhões de dólares após a junção. 

A Trusted Doctors, por exemplo, já conectava 440 mil médicos certificados que entregavam serviços de telemedicina a mais de 10 milhões de pessoas online. O serviço já inclui teleconsulta e algumas avaliações físicas à distância.

“A área de saúde sempre foi um setor conceituado na Tencent. O Trusted Doctor pode contar com o tráfego de usuários e o suporte técnico da Tencent para "unir" a combinação de serviços médicos e de tecnologia, para aprimorar ainda mais a experiência do usuário. A Tencent espera ajudar a elevar o setor de saúde, agregando maior valor às empresas, pacientes e mais usuários ”, disse Tang Daosheng, presidente do Tencent Cloud e do Smart Industry Group em um comunicado.

WeDoctor

O serviço baseado na Web da WeDoctor oferece aos usuários agendamento de consultas, educação médica, diagnóstico on-line e consultas com médicos ao vivo em várias especialidades médicas diretamente através da plataforma. A empresa foi fundada em 2010 e lançou uma versão de aplicativo móvel de seus serviços em junho de 2014. No ano de 2018, essa outra empresa da Tencent Saúde captou mais de 500 milhões de dólares numa venda privada de ações. 

O serviço está sendo investido para "brigar" com outra gigante chinesa, a Ping Doctor, que em 2018 já havia registrado o atendimento de mais de 285 milhões de pessoas.

Parcerias WebMD

Acredite... A Tencent está investindo pesado em um dos maiores fornecedores de conteúdo médico do mundo, a americana WebMd. Não consegui identificar qual foi o investimento da Tencent na WebMD, mas as intenções são a tradução de todo o gigantesco conteúdo do site para o idioma e assim integrar os serviços com o WeChat, o whatsapp chinês, também de pertencimento da Tencent

"O acordo entre a WebMD e a Tencent tem o poder de fazer a diferença na saúde do povo chinês", disse Meng Zhang, gerente geral do Centro de Informações de Saúde Tencent. “Informações de saúde imprecisas e de baixa qualidade têm sido uma preocupação de longa data na China. Nossa colaboração com a WebMD tem o potencial de resolver esse problema. ”

"Nosso acordo aproveita o conteúdo objetivo e abrangente da WebMD e reúne duas das maiores e mais confiáveis ​​marcas digitais para fornecê-lo ao consumidor chinês", disse Jeremy Schneider, vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo e estratégia global da WebMD, em comunicado. “Mais de 75 milhões de pessoas nos EUA confiam no WebMD todos os meses para aprender sobre sintomas, bem-estar e notícias e tendências de saúde. Agora, os consumidores chineses podem fazer o mesmo, sabendo que podem confiar no conteúdo WebMD nas plataformas Tencent. ”

Parcerias Merck

A Tencent também vem fazendo parcerias muito promissoras para movimentar toda a indústria da saúde. A mais expressiva é a parceria com a gigante da indústria farmacêutica Merck. O início dessa parceria se deu em janeiro de 2019 e expande ainda mais a oferta de serviços e produtos de qualidade para a população chinesa.

Com o acordo, a Merck e a Tencent criarão serviços inteligentes de saúde digital, aumentando o conhecimento do público sobre doenças e melhorando a compreensão dos pacientes sobre os sintomas da doença e opções de tratamento eficazes. A colaboração também fornecerá aos pacientes serviços médicos mais convenientes e inteligentes, ajudando a gerenciar melhor as doenças crônicas.

As áreas de foco incluirão todas as áreas de tratamento dos negócios de saúde da Merck na China: em alergias, a Merck e a Tencent explorarão serviços digitais que aumentam a conscientização sobre os sintomas da alergia e incentivam a adesão aos planos de tratamento; na área de infertilidade, a colaboração trabalhará para aumentar a conscientização sobre as opções de tratamento e doenças e ajudar os pacientes que precisam de recursos de fertilidade a reduzir o processo de tratamento médico. As duas empresas também se concentrarão em diabetes, distúrbios da tireoide e doenças cardiovasculares, além de oncologia, como o câncer colorretal metastático (mCRC).

No futuro, a Merck e a Tencent continuarão estendendo o escopo da colaboração a outras áreas, como a exploração do uso de modelos inovadores de serviços médicos baseados em "IA. médicos ”para fornecer serviços mais abrangentes de educação e tratamento de conscientização sobre doenças para o mCRC e outras doenças.

E o que a medicina brasileira tem a ver com isso?

Olhando esses números e essas ações realmente me espanta que o quanto o empreendedorismo em saúde aqui no Brasil sofre com os ignorantes que ainda acreditam que a profissão médica será meramente o relacionamento que se d´pa de forma presencial. O mundo já mudou, mas ainda temos imperadores da resistência aqui no país que não querem dar a liberdade para que empreendedores brasileiros também possam criar soluções para um mundo que utilize da conexão ampliada para entregar maior saúde.

Amanhã tem o quarto texto da série sobre o como as gigantes da tecnologia estão investindo em saúde. Caso você não tenha lido os outros conteúdos que falam sobre os investimentos da Google e da Microsoft, clique nos banners abaixo:

O que você achou desse texto e os vídeos?

Comente e vamos ampliar a discussão. Aqui no Brasil eu conheço ao menos duas empresas que poderiam estar figurando como investimentos na linha da Microsoft. E você? Fale para nós logo abaixo. Ou mais ainda, abra a discussão e participe ativamente da nossa comunidade.

O mercado de saúde é um dos mais valiosos entre todos os outros. Para se manter conectado com como isso impacta na sua atividade diária Siga-me aqui na Academia Médica ou mande-nos uma mensagem no Whats App clicando AQUI. 

Adoraria aprofundar esse assunto contigo. Escreva um comentário logo abaixo e bora discutir o futuro da saúde aqui nesse post!

Quer falar também sobre tecnologia na medicina aqui na academia médica? Mande-nos uma mensagem que nós te falamos como! Se desejar, entre em contato conosco pelo Whatsapp no telefone +5541997892977


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você