Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Atualizações sobre manutenção da perda de peso com Tirzepatide

Atualizações sobre manutenção da perda de peso com Tirzepatide
Academia Médica
dez. 13 - 4 min de leitura
000

Fonte:  Aronne LJ, Sattar N, Horn DB, et al., 2023

Um estudo publicado na JAMA Network Open em 11 de dezembro de 2023, oferece novas perspectivas no combate à obesidade, destacando a eficácia do tratamento contínuo com Tirzepatide, um medicamento antiobesidade. O estudo, faz parte do Ensaio Clínico Randomizado SURMOUNT-4. 

A obesidade é reconhecida como uma doença crônica séria, progressiva e recorrente, onde intervenções de estilo de vida são fundamentais na gestão do peso. No entanto, manter a redução de peso obtida por meio de restrição calórica baseada em estilo de vida é desafiador. Assim, as diretrizes atuais recomendam medicamentos antiobesidade como coadjuvantes para promover a redução de peso, facilitar a manutenção do peso e melhorar os resultados de saúde em pessoas com obesidade.

💉O Tirzepatide é uma molécula única que combina a ação do polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) e o agonismo do receptor GLP-1, resultando em efeitos sinérgicos sobre o apetite, a ingestão de alimentos e a função metabólica. Aprovado em vários países, o Tirzepatide é administrado por injeção subcutânea semanalmente para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade.

O objetivo do ensaio SURMOUNT-4 foi investigar o efeito do tratamento contínuo com a dose máxima tolerada de Tirzepatide, comparado com placebo, na manutenção da redução de peso após um período inicial de tratamento aberto.

Os resultados enfatizam a necessidade de continuar a farmacoterapia para prevenir o ganho de peso e garantir a manutenção da redução de peso e seus benefícios cardiometabólicos associados. Estudos anteriores demonstraram que o peso é substancialmente recuperado após a cessação da farmacoterapia. Estes dados sugerem que a obesidade é uma condição metabólica crônica semelhante ao diabetes tipo 2 e hipertensão, exigindo terapia de longo prazo na maioria dos pacientes.

Uma descoberta notável no ensaio SURMOUNT-4 é que, após a mudança para placebo por um ano, os participantes terminaram o estudo com uma redução substancial do peso corporal (9,9%). No entanto, grande parte da melhoria inicial nos fatores de risco cardiometabólicos foi revertida. Estudos adicionais são necessários para entender os potenciais benefícios e riscos a longo prazo de tal terapia de curto prazo.


A figura a seguir ilustra o impacto comparativo do Tirzepatide versus placebo na redução do peso corporal (A) e da circunferência da cintura (B), destacando os resultados significativos alcançados pelo medicamento no tratamento da obesidade:

Fonte:  Aronne LJ, Sattar N, Horn DB, et al., 2023

Os benefícios à saúde observados com o tratamento contínuo com a dose máxima tolerada de Tirzepatide durante este estudo foram alcançados com um perfil de segurança consistente com o relatado anteriormente nos ensaios SURMOUNT e SURPASS e em estudos de terapias baseadas em incretinas aprovadas para o tratamento da obesidade e sobrepeso.

🩺As forças deste estudo incluem seu grande tamanho amostral e o design de retirada randomizada. A duração do período inicial aberto permitiu avaliar a manutenção da redução do peso corporal. Os protocolos de escalonamento de dose durante o período inicial aberto ajudaram a maximizar a tolerabilidade e refletem estratégias de ajuste de dose que podem ser úteis para futuros prescritores.

No entanto, este estudo tem limitações, incluindo a impossibilidade de ajustes de dose após a randomização e a não avaliação dos efeitos da terapia comportamental intensiva na manutenção da redução de peso corporal. Além disso, aqueles que toleraram o tratamento inicial com Tirzepatide de 10 mg ou 15 mg podem representar um subgrupo da população geral.

As imagens apresentadas neste conteúdo foram extraídas da pesquisa original. Para uma consulta detalhada ao conteúdo original, disponibilizamos aqui o link de acesso.



Leia também:



Referência:

Aronne LJ, Sattar N, Horn DB, et al. Continued Treatment With Tirzepatide for Maintenance of Weight Reduction in Adults With Obesity: The SURMOUNT-4 Randomized Clinical Trial. JAMA. Published online December 11, 2023. doi:10.1001/jama.2023.24945



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você