Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tratamento da obesidade: Atualizações sobre Semaglutide, Tirzepatide e Retatrutide

Tratamento da obesidade: Atualizações sobre Semaglutide, Tirzepatide e Retatrutide
Academia Médica
dez. 7 - 3 min de leitura
000

ObesityWeek: Novidades Sobre os Últimos Avanços em Tratamento Medicamentoso para Obesidade

Na conferência ObesityWeek, realizada em Dallas, Estados Unidos em outubro de 2023, o foco principal esteve nas inovações farmacêuticas para o tratamento da obesidade. Neste conteúdo procuramos resumir os principais pontos discutidos, abordando as novas descobertas e questionamentos sobre medicamentos como a semaglutida, tirzepatida e o retatrutide, com base na publicação de JAMA em 06 de dezembro de 2023, em JAMA. 

💊 1. Novos Medicamentos em Destaque:

  • Tirzepatide: Aprovada recentemente para gestão crônica do peso, esta droga tem mostrado resultados promissores. Recebendo atenção especial na conferência, a tirzepatide, comercializada como Zepbound, é um agonista dos receptores GLP-1 e GIP.
  • Semaglutida: Conhecida comercialmente como Wegovy, é outro agonista do receptor GLP-1 que foi originalmente aprovado para tratamentos de diabetes e agora está sendo usado para gerenciamento de peso.
  • Retatrutide: Agonista triplo (GLP-1, GIP, GCGR), promissor em estudos recentes para tratamento da obesidade.

🏃 2. Questionamentos Sobre Mudanças no Estilo de Vida:

⚖️ 3. Preocupações com a Composição Corporal:

Uma questão importante levantada foi como esses medicamentos afetam a composição corporal, especialmente em relação à perda de massa magra. Estudos indicam que a perda de massa magra pode não necessariamente levar a resultados de saúde piores, mas há preocupações, especialmente em idosos.

👩‍🦰 4. Eficácia Diferenciada em Mulheres:

Outro tópico de interesse foi a observação de que as mulheres parecem responder melhor a esses medicamentos do que os homens. Esse é um campo que ainda requer mais pesquisa para entender as razões por trás dessas diferenças.

💲 5. Desafios de cobertura de seguro:

Um grande obstáculo no tratamento da obesidade é o custo e a cobertura dos seguros para esses novos medicamentos. A variação na cobertura de seguros e os altos custos podem limitar o acesso dos pacientes a tratamentos eficazes.

Os avanços recentes em medicamentos antiobesidade apresentam um potencial significativo para mudar o paradigma no tratamento da obesidade. No entanto, ainda há muitas questões a serem respondidas, especialmente em relação à composição corporal, eficácia diferenciada entre os sexos e questões de acessibilidade e cobertura de seguro.


Como ressaltado na ObesityWeek, é essencial uma abordagem multidisciplinar para o tratamento eficaz da obesidade, combinando novos medicamentos com monitoramento contínuo e ajustes de estilo de vida.


Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Leia também: 


Referência:

Ruder K. At ObesityWeek, More Data and Questions About Semaglutide, Tirzepatide, and Retatrutide. JAMA. Published online December 06, 2023. doi:10.1001/jama.2023.23141


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você