Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Troca de Plantão 200: muitas razões para celebrar

Troca de Plantão 200: muitas razões para celebrar
Academia Médica
dez. 3 - 4 min de leitura
000

Às 6h30 nos últimos 200 dias úteis um "compromisso" passou a ser integrante do dia a dia de profissionais médicos(as). 

Além dos plantões, dos atendimentos clínicos, da jornada que extrapola a vida profissional de cada um e alcança o trânsito, o elevador,  a vida em família, os filhos(as)...

Assim é formado o "Troca de Plantão" - A sala criada no Clubhouse  de segunda a sexta, pontualmente às 6h30 às 8h 

O principal programa médico do país 

Este foi o tema do programa #200 que contou com a presença do Dr. Filipe Prohaska - Infectologista , Dr. Messias Mendonça - Radiologista, Dr. Jair Kuhn - Pediatra, Dr. Alexander Buarque - Medico Ocupacional, Dra. Marilea Souza - Gastroenterologista, Dr. Thiago Rodrigo - Psiquiatra, Dr. Yung Gonzaga - Hematologista, Dra. Catarina Rodrigues, Dra. Roberta Soares - Anestesiologista , Dra. Debora Fukino - Médica do Trabalho e Tatti Maeda - Jornalista na Academia Médica. 

Observem a pluralidade de especialidades listadas apenas neste programa? Esse com certeza é um dos grandes trunfos do "Troca de Plantão": a habilidade de receber e reconhecer que somar forças torna as trocas ainda mais enriquecedoras! 

Por se tratar de um programa de comemoração, o idealizador e moderador do "Troca" Fernando Carbonieri - CEO da Academia Médica trouxe alguns dados referentes a audiência do nosso PODCAST Academia Médica  

  • 73% da audiência é brasileira, 16% Estados Unidos, 8% na Irlanda e ainda alcançamos ouvintes no Japão, Paraguai, Alemanha e Portugal
  • Estamos no Spotify, Apple Podcasts e também é possível ouvir as salas no próprio Clubhouse 
  • A audiência em nossos podcasts é predominantemente feminina ( as Dra. , intensivistas , estudantes de medicina ) mas os Drs. também nos escutam e acompanham, todos são sempre bem-vindos!

 

"Em 200 programas eu aprendi..."

Fernando relembrou que o "Troca de Plantão" começou de uma ideia e sem muitos planos. E ressaltou : "eu mudo todo dia e nossa missão na Academia Médica é trabalhar para as pessoas da saúde, as pessoas que vivenciam a medicina" 

  • Dr. Messias destacou o momento em que conheceu a sala pela primeira vez ( e nunca mais saiu : ) também lembrou o momento onde compartilhou sobre sua passagem pelo SAMU;
  • Dr. Filipe, destacou o Episódio 9 ( Orgias, ergonomia e saúde mental );
  • Tatti , jornalista agradeceu todos os médicos  e ressaltou o presente que foi participar e escutar as edições todas: uma jornada de aprendizado; 
  • Dr. Jair mencionou o programa sobre transplantes e sobre o "Dia mundial da Diabete"
  • Dr. Alexander lembrou o programa onde a cada um pode falar sobre a trajetória na medicina "é um episódio de exemplo para todo estudante de medicina, falando sobre erros e acertos na trajetória" 
  • Dra. Marilea, destacou como o ambiente é "muitos mais sobre contribuir, mas sim de aprendizado, autoconhecimento, respeito à diversidade, de forma leve, sem julgamentos"  
  • Dr. Yung, mencionou e destacou o fato do "Troca" ter ajudado ele na busca por equilíbrio "estava decepcionado com a medicina, com a maneira nos formatos de aprendizado principalmente"  
  • Dra. Catarina, relembrou o momento de transição profissional que passou e como se sentiu "acolhida"  ( sobre a virada do universo corporativo para medicina assistencial ) "o cuidado, a gentileza, a escuta ativa para ouvir sobre atenção básica na saúde pública" 
  • Dr. Roberta, relembrou a alegria de já conhecer o Fernando pessoalmente , ressaltando o que no seu olhar agrega valor nas relações : "a escuta, a empatia, simpatia, a visão agregadora de união de pessoas"
  • Dra. Debora, ressaltou a gratidão pela união das pessoas ali e o aprendizado constante que se passa a cada nova sala; 

"Quanto mais gente boa a gente aproxima, mais coisas boas acontecem" - Fernando Carbonieri

Se você AINDA não conhece o "Troca de Plantão" não pode deixar de vir! Somar , dividir e multiplicar o que colhemos! 

Artigos Relacionados:

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você