[ editar artigo]

Diltiazem ou metropolol, qual o mais eficaz na FA?

Diltiazem ou metropolol, qual o mais eficaz na FA?

O diltiazem e o metoprolol são medicações comumente usadas por via intravenosa para tratar a fibrilação atrial (FA) com frequência ventricular rápida (FVR) no pronto-socorro, mas as vantagens e desvantagens desses medicamentos ainda não foram devidamente esclarecidas. Sendo assim, uma recente revisão sistemática e meta-análise buscou avaliar qual dos dois medicamentos tem maior eficácia no tratamento dessas da FA.

Para compara essas duas drogas os autores utilizaram dezessete estudos envolvendo 1214 pacientes em nove ensaios clínicos randomizados (RCTs) e oito estudos de coorte, que também foram incluídos na meta-análise, incluindo 643 pacientes no grupo de diltiazem intravenoso e 571 pacientes no grupo de metoprolol intravenoso.

E qual medicação é a mehor?

Os resultados da meta-análise mostraram que, em comparação com metoprolol intravenoso, o diltiazem intravenoso apresentou:

  • maior eficácia,
  • tempo médio de início mais curto,
  • menor frequência ventricular,
  • menor impacto na pressão arterial sistólica,
  • e nenhuma diferença significativa nos eventos adversos e na pressão arterial diastólica

Sendo assim, os autores concluíram que o diltiazem intravenoso tem maior eficácia, menor tempo médio de início, menor frequência ventricular, menor impacto na pressão arterial e sem aumento de eventos adversos em comparação ao metoprolol intravenoso.

Artigos relacionados


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. LAN, Qingsu et al. Intravenous diltiazem versus metoprolol for atrial fibrillation with rapid ventricular rate: A meta-analysis. The American journal of emergency medicine, 2021. ‌

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral

Cardiologia

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você