[ editar artigo]

O que é bom para o coração é bom para o cérebro: atualizações da American Heart Association

O que é bom para o coração é bom para o cérebro: atualizações da American Heart Association

Os mesmos fatores de risco que contribuem para tornar as doenças cardíacas a principal causa de morte em todo o mundo também afetam a crescente prevalência global de doenças cerebrais, incluindo acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer e demência, de acordo com as Heart Disease and Stroke Statistics—2022 Update, da American Heart Association, publicadas recentemente na revista Circulation

A saúde cerebral ideal inclui a capacidade funcional de realizar todas as diversas tarefas pelas quais o cérebro é responsável, incluindo movimento, percepção, aprendizado e memória, comunicação, resolução de problemas, julgamento, tomada de decisão e emoção. Declínio cognitivo e demência são frequentemente observados após acidente vascular cerebral e indicam um declínio na saúde do cérebro. Por outro lado, estudos mostram que a manutenção de uma boa saúde vascular está associada ao envelhecimento saudável e à manutenção da função cognitiva.

 

Alzheimer e outras demências

A taxa global de mortalidade por doença de Alzheimer e outras demências está aumentando consideravelmente – ainda mais do que a taxa de morte por doença cardíaca: 

  • Globalmente, mais de 54 milhões de pessoas tiveram a doença de Alzheimer e outras demências em 2020, um aumento de 37% desde 2010 e um aumento de 144% nos últimos 30 anos (1990-2020).
  • Mais de 1,89 milhão de mortes foram atribuídas à doença de Alzheimer e outras demências em todo o mundo em 2020, em comparação com quase 9 milhões de mortes por doenças cardíacas.
  • As mortes globais por doença de Alzheimer e outras demências aumentaram mais de 44% de 2010 a 2020, em comparação com um aumento de 21% nas mortes por doenças cardíacas.
  • As mortes por doença de Alzheimer e outras demências aumentaram 184% nos últimos 30 anos (1990-2020), em comparação com um aumento de 66% nas mortes por doenças cardíacas durante o mesmo período.

 

Estudos recentes

A saúde do coração também pode preservar ou até melhorar a saúde do cérebro. Está se tornando mais evidente que a redução dos fatores de risco da doença vascular podem fazer uma diferença real para ajudar as pessoas a viver mais, vidas mais saudáveis, livres de doenças cardíacas e doenças cerebrais.

A Heart Disease and Stroke Statistics—2022 Update destaca algumas dessas pesquisas:

  • Em uma meta-análise de 139 estudos, as pessoas com hipertensão da meia-idade eram cinco vezes mais propensas a apresentar prejuízo na cognição global e cerca de duas vezes mais propensas a apresentar redução da função executiva, demência e doença de Alzheimer.
  • Quase metade de todos os adultos (47% ou 121,5 milhões) nos EUA tem pressão arterial elevada, com base em dados de 2015 a 2018.
  • Em uma meta-análise de estudos longitudinais com até 42 anos de acompanhamento, pessoas com obesidade tiveram três vezes mais risco de demência.
  • O tabagismo atual foi associado a um aumento de 30% a 40% no risco de demência, doença de Alzheimer e demência vascular, com base em uma meta-análise de 37 estudos prospectivos.

 

Doenças cardiovasculares X doenças cerebrais

Ter doenças cardiovasculares também aumenta as chances de desenvolver doenças cerebrais:

  • Em uma meta-análise de quatro estudos longitudinais, o risco de demência associada à insuficiência cardíaca foi quase duas vezes maior.
  • No estudo ARIC Neurocognitive (12.515 participantes, idade média de 57 anos, 24% participantes negros, 56% mulheres), a fibrilação atrial foi associada a maior declínio cognitivo e demência em 20 anos.
  • Uma meta-análise de 10 estudos prospectivos (incluindo 24.801 participantes) descobriu que a doença cardíaca coronária estava associada a um aumento de 40% no risco de resultados cognitivos ruins, incluindo demência, comprometimento cognitivo ou declínio cognitivo.

 

Doenças cardíacas X acidente vascular cerebral

Juntamente com novas informações sobre a saúde do cérebro, a Heart Disease and Stroke Statistics—2022 Update fornece os dados mais recentes disponíveis sobre os principais fatores relacionados a doenças cardíacas e derrames:

  • Em média, alguém morre de doença cardiovascular (DCV) a cada 36 segundos nos EUA. Há 2.396 mortes por DCV a cada dia, com base em dados de 2019.
  • Em média, alguém nos EUA tem um AVC a cada 40 segundos. Existem cerca de 795.000 AVCs novos ou recorrentes a cada ano, com base em dados de 1999.
  • Em média, alguém morre de AVC a cada 3 minutos e 30 segundos nos EUA. Há cerca de 411 mortes por derrame por dia, com base em dados de 2019.
  • Aproximadamente 1 em cada 4 (24%) adultos dos EUA relataram realizar atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular adequadas no lazer para atender às diretrizes de atividade física, com base em dados de 2018.
  • 1 em cada 7 adultos do sexo masculino e 1 em cada 8 adultos do sexo feminino nos EUA são fumantes atuais, com base em dados de 2019.

Acompanhar essas tendências é uma das razões pelas quais a American Heart Association publica anualmente a Heart Disease and Stroke Statistics—2022 Update, fornecendo um recurso abrangente dos dados mais atuais, descobertas científicas relevantes e avaliação do impacto da doença cardiovascular nacional e globalmente.

A Heart Disease and Stroke Statistics—2022 Update representa uma compilação das estatísticas mais recentes e relevantes sobre doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e fatores de risco que afetam a saúde cardiovascular. Ele rastreia tendências relacionadas à saúde cardiovascular ideal, determinantes sociais da saúde, saúde cardiovascular global, genética da saúde cardiovascular e custos de saúde. E tem importância significativa dessa vigilância como um recurso crítico para o público leigo, formuladores de políticas, profissionais da mídia, médicos, administradores de saúde, pesquisadores, defensores da saúde e outros que buscam os melhores dados disponíveis sobre esses fatores e condições.

 

Artigos relacionados

 

Referências

  1. Merschel, M. Statistics report offers snapshot of the nation's brain health – and a guide to protecting it. American Heart Association News. 26 Jan 2022. Disponível em https://www.heart.org/en/news/2022/01/26/statistics-report-offers-snapshot-of-the-nations-brain-health-and-a-guide-to-protecting-it
  2. Heart Disease and Stroke Statistics—2022 Update: A Report From the American Heart Association, Circulation (2022). DOI: 10.1161/CIR.0000000000001052
  3. Medical X Press. What's good for the heart is good for the brain. 26 Jan 2022. Disponível em 

    https://medicalxpress.com/news/2022-01-good-heart-brain.html

 

Cardiologia

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você