[ editar artigo]

A Saúde dos Médicos do Brasil - Livro Gratuito

A Saúde dos Médicos do Brasil - Livro Gratuito

Há uma riqueza bastante interessante nos livros já editados com o apoio do Conselho Federal de Medicina. Um deles é a obra "A Saúde dos Médicos do Brasil".

Editado no ano de 2007 (no ano do lançamento do iPhone) a obra já demonstrava o caminho de desvalorização do profissional e mudanças na forma do médico vivenciar a medicina. Cito o iPhone acima, pois, com o advento da ferramenta da maçã, muitas das relações dos médicos com sua atividade laboral e com o seu processo de manutenção da saúde mental podem estar modificadas.

A apresentação do livro é enfática e, como mostra o excerto a seguir, demonstra que a nossa realidade, se não ficou exatamente igual, piorou: 

Os médicos de hoje em dia precisam viver em uma sociedade de pleno consumo, sendo geralmente obrigados a vender sua força de trabalho a valores não condizentes com sua formação e seu preparo, que demandam cerca de 10 anos (PIMENTEL, ANDRADE e BARBOSA, 2004). A imensa maioria dos gestores públicos massacra continuamente a categoria médica com salários infames, provocando uma evasão sem precedentes de profi ssionais do Sistema Único de Saúde, principalmente nos grandes centros urbanos. São propositais as tentativas espúrias de substituir o médico por outros profissionais na assistência aos mais carentes, enganando a população. Os concursos públicos não são mais atraentes, e o outrora respeitado status de funcionário público é hoje desprezado pelos médicos recém-formados. Espremidos por Planos de Saúde com afãs estritamente financeiros, sem qualquer preocupação com a saúde dos brasileiros, uma população já ofegante, em que a classe média tem sucumbido às demandas de arcar com sua saúde, educação e lazer, as exigências de aperfeiçoamento contínuo e o estrangulamento do mercado de trabalho, estes profissionais já não encontram soluções individuais ao seu alcance.

A obra é resultado de estudo de âmbito nacional para traçar um retrato de como anda a saúde daqueles que têm se empenhado em promover a saúde da população brasileira. Nesta oportunidade, o CFM, por intermédio de seu Centro de Documentação e Pesquisa (CPDOC), planejou e executou uma pesquisa ampla, que incluiu 7.700 médicos de todas as Unidades da Federação, de diferentes cidades. Foram avaliados aspectos diversos, a exemplo da estafa profissional, dos indicadores psiquiátricos (fadiga, depressão, ansiedade), das doenças constantes na CID-10, dos medicamentos utilizados e do consumo e abuso de drogas psicotrópicas.

Neste ano está sendo feito um grande estudo patrocinado pelo Conselho Federal de Medicina que busca entender a atual situação da saúde mental do médico. Caso você tenha recebido um questionário a respeito, por favor responda-o. Esta é uma das formas de contribuir com a profissão.

Você pode fazer o download do PDF da obra "A Saúde dos Médicos do Brasil", clicando AQUI ou no site do CFM.

 

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, especialista em Bioética

Ler matéria completa
Indicados para você