[ editar artigo]

Como Escolher a sua Residência Médica

Como Escolher a sua Residência Médica

A escolha da especialidade não deve apenas ser uma atitude apaixonada. Deve sim ser pautada em ideais de qualidade de vida, de ganhos financeiros e de aptidão para a especialidade que desejam seguir.

Neste ano eles lançaram o livro Como Escolher a Sua Residência Médica, pela Editora Sanar.

São mais de 400 páginas que discorrem sobre o processo de escolha e as características inerentes as especialidades mais requisitadas do país. Ao todo são 50 especialistas comentando sobre 46 especialidade diferentes, que estão divididas entre:
 

  • Especialidades de acesso direto
  • Especialidades Clínicas
  • Especialidades Cirúrgicas

A obra é completa e aborda todos os aspectos da carreira médica, que tem uma de suas principais características a pluraridade. Falamos isso porquê a partir do diploma médico, você praticamente pode trabalhar com o que você quiser. e isso é muito bem abordado no livro.

"O planejamento da sua carreira como médico começa no dia em que você entra na faculdade" é uma afirmativa presente, porém com ênfase na ação de várias atividades diferentes, das diferentes especialidades.

Fica evidente as diferentes faces da medicina, pois mostra como é a carreira do médico professor, cientista, executivo, político e comunicador, militar e concursado.


O caminho a ser seguido para se tornar um especialista é amplamente abordado, sem esquecer o fato de que muitos optam por trabalhar assim que se formam na faculdade, deixando a especialização para tempos futuros. Mostra o que muda do médico generalista para o especialista, ponderando sobre a qualidade de vida na formação e após o término da especialização Latu Sensu.

Outro ponto positivo é o capítulo que aborda as especializações e residências médicas nos Estados Unidos, um assunto frequentemente solicitado por nossos leitores do Academia Médica.

Ainda sobre a formação do especialista, o livro conta com ponderações sobre "cursos de especialização" e suas nuances quanto à carga horária teórica e prática e como avaliar um bom curso de especialização, principalmente suas semelhanças e diferenças com a Residência Médica.

Ainda na primeira edição, um único ponto negativo no presente na obra é uma revisão textual falha, pois alguns erros de digitação passaram desapercebidos pelos profissionais responsáveis.

Mais do que uma obra praticamente obrigatória ao acadêmico, interno / doutorando e residente, esta obra deve ser lida por todos os professores envolvidos com a educação médica no país. Pela primeira vez temos um panorama pautado em fatos que ponderam sobre a qualidade de vida, ganhos financeiros e realização profissional de cada um dos especialistas consultados. Ou seja, a medicina comentada como uma escolha profissional e não apenas como um chamado divino que  muitos de nossos pares nunca receberam.

O livro Como Escolher a Sua Residência Médica pode ser encontrado no site da Amazon por 99 reais.

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você