[ editar artigo]

Algumas Leituras para os Tempos do Corona

Algumas Leituras para os Tempos do Corona

Nunca li um manual de estratégia militar, mas suponho que todos devam começar com uma mesma instrução: “Conheça o seu inimigo”. Conhecer o inimigo significa descobrir e interpretar dados verdadeiros sobre ele: não os que são convenientes, não os que eu gostaria que fossem verdade. Dados verdadeiros. Dados testados, consistentes e, obviamente, não manipulados.

Ainda há coisas que não sabemos sobre o Corona.  Coisa, aliás, muito natural, já que é a primeira vez que nos deparamos com o vírus. E é inevitável que incerteza, medo e ansiedade resultem dessa situação. O que podemos fazer para controlar esses sentimentos, mesmo que parcialmente?

 

Cada um vai ter a sua resposta. Meu avô tem se medicado com uma carninha e uma cervejinha gelada. Um amigo me prescreveu doses cavalares de Assassin's Creed. Mas como sempre tive uma quedinha por uma biblioteca, minha tendência foi procurar o remédio por lá mesmo. Como acabei encontrando uma coisa ou outra, começo a deixar aqui no Contágio Literário algumas dicas de leitura nada homeopáticas.

 


Você já viu o próximo evento da Academia Médica e do Professor Áureo?

Então conheça a Websérie gratuita: "A História da Saúde: onde a ciência, a cultura e a arte se encontram". Não perca essa oportunidade única de conhecer a História da Saúde sob uma perspectiva diferente e inovadora! Você vai aprender muuuuito com histórias superdivertidas! Se interessou? Clique aqui e se inscreva.


 

 

São obras bem variadas que exploram diferentes facetas da nossa eterna luta contra as epidemias. Já enfrentamos um bocado delas ao longo da História - algumas reais, outras imaginárias – e hoje, mais do que nunca, convém olhar para trás para enxergar uma possibilidade de futuro. Lembremos que “quem não recorda o passado, está condenado a repeti-lo”. Então, aí estão algumas obras informativas, intrigantes, estimulantes. Divirta-se.

 

A História da Humanidade Contada pelo Vírus

Stefan Cunha Ujvari

Começamos com uma obra que nos oferece um grande mosaico histórico e científico. Prepare-se para ler sobre a malária, a aids, o sarampo, a tuberculose, o ebola e muitas outras. Stefan Cunha Ujvari é médico, acadêmico e é autor de outros livros relevantes como “Pandemias: a humanidade em risco”. Uma ótima fonte em português. Não é à toa que o livro está vendendo mais do que máscara de proteção.

 

Imperialismo Ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900

Alfred W. Crosby

Crosby é um grandíssimo historiador e essa é uma de suas obras fundamentais. O livro foi publicado em 1986 e é, juntamente com seu antecessor, The Columbian Exchange (1972), um dos estudos fundadores da História Ambiental. Imperialismo Ecológico é um livro denso que discute como as doenças e o desequilíbrio ecológico foram fundamentais para a expansão da Europa a partir do século XV. Crosby costura em uma narrativa unificada elementos díspares como as Cruzadas, os insediamentos vikings do Canadá, a colonização da Ilha da Madeira ou ainda a introdução dos cavalos na América. Eis uma leitura exigente, mas recompensadora.

 

Armas, Germes e Aço

Jared Diamond

Armas, Germes e Aço é um estudo que surpreende pela amplitude e pela interdisciplinaridade. As análises de Jared Diamond entrelaçam história, linguística, geologia, botânica, genética, construindo um estudo que impressiona pelo fôlego intelectual. Há um tanto de determinismo histórico nas discussões de Diamond, o que eventualmente gera críticas entre especialistas. Ainda assim, a obra é relevante e muito interessante. Armas, Germes e Aço segue a linha de pesquisa estabelecida anteriormente por Crosby em Imperialismo Ecológico.

 

Dread: How Fear and Fantasy Have Fueled Epidemics from the Black Death to Avian Flu

Philip Alcabes

Os livros acima são todos estudos históricos. Dread, no entanto, é uma obra que mistura ciência, epidemiologia, estatística e crítica cultural. No livro, Philip Alcabes analisa minuciosamente como epidemias surgem, se desenvolvem e, em especial, como aparecem na mídia, nos filmes, nos livros. A conclusão? Os verdadeiros inimigos são o medo, a fantasia, as fake news. Dread é uma obra que irá contrariar as suas intuições, mas fará isso usando argumentos brilhantes e convincentes.

 

Procure o podcast Literatura Viral no iTunes, no Spotify ou no Deezer. E siga também o @mundoaureo e @literatura.viral !
Informe-se divertindo-se!

 

Contágio Literário

Academia Médica
Áureo Lustosa Guérios
Áureo Lustosa Guérios Seguir

Sou doutorando na Universidade de Pádua e ministro os cursos sobre Humanidades Médicas aqui na Academia Médica. Também produzo o podcast Literatura Viral, em que discuto de modo descontraído como as epidemias aparecem na história e na arte.

Ler conteúdo completo
Indicados para você