[ editar artigo]

Presidente do CFM será investigado pela CPI da Covid

Presidente do CFM será investigado pela CPI da Covid

Em mais uma reviravolta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Brito Ribeiro passa a ser investigado pelo senado, foi o que informou o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), no dia de hoje (06).

"Em função dos fatos verificados na investigação, eu queria elevar, e comunico a vossa excelência, à condição de investigado desta Comissão Parlamentar de Inquérito o senhor Mauro Luiz de Brito Ribeiro, que é presidente do Conselho Federal de Medicina. Pelo apoio ao negacionismo, pela maneira como deu suporte à prescrição de remédios ineficazes —e os defendeu publicamente— e pela omissão diante de fatos evidentemente criminosos", declarou Renan. 

A decisão vem impulsionada pelas últimas denúncias contra uma rede de seguradora privada que supostamente pressionava os médicos para prescrever medicamentos sem eficácia contra a COVID-19.

Além disso, o CFM vem se posicionando contra a CPI da COVID-19 e a favor da liberdade individual do médico em prescrever tratamentos. Segundo a CPI o CFM teria apoiado a propagação de medicamentos sem eficácia sob a alegação de defender a autonomia médica. A CPI também pediu às procuradorias da república de São Paulo e do Distrito Federal para apurarem se houve omissão por parte do conselho contra a operadora do plano de saúde.

 


Você sabia que pode publicar na Academia Médica? Clique aqui e saiba como


 

Referências

  1. Presidente do Conselho Federal de Medicina passa a ser investigado por CPI. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/10/06/presidente-do-conselho-federal-de-medicina-passa-a-ser-investigado-por-cpi.htm. Acessado 6 de outubro de 2021.
  2. “CFM critica senadores da CPI após depoimento de médica”. Congresso em Foco, 2 de junho de 2021, https://congressoemfoco.uol.com.br/saude/cfm-sai-em-defesa-de-nise-yamaguchi/.
  3. “Renan anuncia presidente do Conselho Federal de Medicina entre investigados pela CPI da Covid”. G1, https://g1.globo.com/politica/cpi-da-covid/noticia/2021/10/06/renan-anuncia-presidente-do-conselho-federal-de-medicina-entre-investigados-pela-cpi-da-covid.ghtml. Acessado 6 de outubro de 2021.

 

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você