[ editar artigo]

Quer aprimorar seus conhecimentos sobre vacina? Conheça 5 cursos gratuitos da OMS!

Quer aprimorar seus conhecimentos sobre vacina? Conheça 5 cursos gratuitos da OMS!

 

A vacina salva vidas e ter conhecimentos sobre o tema também. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma série de cursos gratuitos sobre vacinação, destinados aos profissionais de saúde, tomadores de decisão, gestores, líderes de instituições de saúde e pessoas que trabalham com administração e monitoramento de imunizantes.

Os cursos são 100% gratuitos e estão disponíveis na modalidade on-line pela plataforma OpenWho.org. Ou seja: os alunos podem assistir as aulas como e de onde quiserem, a qualquer momento.

A seguir, listamos 5 opções de cursos para te inspirar. Confira!

1.Treinamento de vacinação COVID-19 para profissionais de saúde

Destinado aos profissionais de saúde que atuam na implementação da vacina contra a COVID-19, o treinamento é composto por 6 módulos com conteúdos que priorizam os desafios vivenciados na linha de frente.  Os alunos terão acesso a exercícios interativos, PDFs, questionários e material audiovisual sobre o assunto.

O curso tem duração de 3 horas e os participantes que acertarem mais de 80% do questionário podem solicitar certificado. As aulas estão disponíveis em inglês, mas há tradução para outros idiomas como: português, francês, espanhol, russo, chinês, árabe, entre outros.

Clique aqui e faça sua inscrição!


2. Planejamento de imunização e implantação de vacinas

Com 9 módulos, o objetivo da formação é divulgar orientações sobre como desenvolver um planejamento nacional de implantação e vacinação (NDVP) para vacinas COVID-19. É o curso ideal para gestores e líderes em saúde que atuam no cenário político.

Ao final do curso, é possível solicitar um certificado mediante  80% de aproveitamento do conteúdo. em As aulas estão disponíveis em inglês, mas há tradução para outros idiomas.

Gostou? Clique aqui e garanta sua matrícula!


3. Recursos específicos para a vacina de COVID-19

O objetivo do curso é fornecer conhecimentos específicos sobre as vacinas disponíveis contra o coronavírus e assegurar que os profissionais envolvidos na implementação da vacinação garantam uma entrega segura e eficaz do imunizante. O treinamento é composto por vídeos instrutivos, materiais de apoio e documentos que podem ser baixados em PDF.

Todos os participantes terão direito a um certificado após conclusão do curso.

 Faça sua inscrição aqui!


4. Uso da ferramenta COVID-19 Vaccine Introduction and deployment Costing (CVIC)

O curso é destinado às pessoas que estão na gerência de programas de imunização ou que trabalham diretamente no setor de orçamento e financiamento da entrega de vacinas contra a COVID-19.

Na prática, a ferramenta CVIC fornece estimativas estruturadas sobre os custos operacionais envolvidos na implementação dos imunizantes e ao longo das aulas, os estudantes aprenderão a usar todos os recursos da ferramenta.

Ao final das aulas, é possível solicitar um certificado de participação.

Inscreva-se aqui!


5. Monitoramento da desigualdade vacinal

Apesar dos avanços, a desigualdade na cobertura vacinal ainda é uma realidade em muitos países. Neste sentido, a formação tem como finalidade fornecer conhecimento técnico para que os profissionais de saúde e gestores de programas de imunização consigam monitorar esse problema e identificar quais são as áreas e pessoas mais afetadas com a falta da vacina.

Considerando que o monitoramento de dados é uma atividade específica, a formação é recomendada para oficiais de monitoramento e avaliação de imunização e pessoas que trabalham com análise de dados.

Todos os participantes que obtiverem 80% de aproveitamento na avaliação final terão direito a um certificado de participação.

Inscreva-se aqui!

 

Gostou dos cursos da OMS? Deixe seu comentário e, se possível, compartilhe o conteúdo com um profissional que precisa ter conhecimento sobre isso!


Artigos relacionados

• Cientistas da Fiocruz e de Harvard descobrem detalhes do processo inflamatório relacionado à COVID-19 grave

• Ministério da Saúde oferta capacitação multiprofissional ABA, com cursos voltados ao TEA

Referência

  1. WHO. Open to all, anytime, anywhere: Free online courses bring vaccine knowledge to the global community. Disponível em: https://www.who.int/news/item/07-04-2022-open-to-all--anytime--anywhere--free-online-courses-bring-vaccine-knowledge-to-the-global-community. Acesso em 08 de abril de 2022.

 

Oportunidades na saúde

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você