Finalmente um aumento na bolsa de Residência Médica
[editar artigo]

Finalmente um aumento na bolsa de Residência Médica

Finalmente um aumento na bolsa de Residência Médica

No fim do ano de 2015, a grande maioria dos residentes cruzou os braços. A greve definida pela falta de conversa do ministério da educação e da saúde sobre as 9 requisições dos médicos residentes levou a uma paralização nacional, em que os residentes da maioria dos estados da federação aderiram.

Tal movimento mostrou a força associativa perante a truculência de um governo que pouco se importa com o médico em formação, com o paciente atendido nos hospitais escolas, com os preceptores (professores) e com a especialização médica como um todo. 

bolsa residencia medica Diário oficial da união dia 16 de março de 2016, publicação relacionada ao espaço do ministério da educação

Essa força foi, ao meu ver, o que proporcionou o aumento na bolsa dos médicos residentes de todo o país, que será paga agora no mês de abril. Com a publicação da portaria interministerial nº3 de 2016 (Ministério da Educação e Ministério da Saúde) no D.O.U - Diário Oficial da União, o valor da bolsa para o período de 60h semanais passara a ser de 3.330,43 reais. Esse valor já vale para abril (com ressalvas, pois o aumento referente a abril sera pago retroativamente, em maio).

O movimento foi difícil, pois ameaças vinham de todos os lados. Era Governo, Preceptores, Hospitais Escola, Diretores de Hospitais que pressionavam para que os residentes permanecessem em atividade mesmo sem as condições adequadas para tal. Apesar de tudo isso, e pela força dos residentes que resistiram a essas e outras pressões, o movimento caminhou, e cada uma das solicitações vem sendo discutidas na Comissão Nacional de Residência Médica. Infelizmente não há a celeridade que todos gostaríamos, mas os grupos de trabalho ja foram formados e em breve traremos mais informações.

Entre em contato com as associações estaduais dos médicos residentes para entender como está o movimento de valorização da residência médica. A desunião a que todos estamos acostumados apenas proporciona a falta de autonomia do médico e a persistência de condições inadequadas de ensino, pesquisa e formação do médico especialista. Una-se aos seus colegas médicos residentes. Valorize a Residência Médica.

Agradecemos a Dra. Naiara Costa Balderramas, Presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, pelos esclarecimentos sobre o andamento das atividades na Comissão Nacional de Residência Médica.

Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você