Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

"2ºSimpósio Internacional de Pneumointensiva - perspectivas pós-pandemia" - Um resumo e muito sucesso!

"2ºSimpósio Internacional de Pneumointensiva - perspectivas pós-pandemia" -  Um resumo e muito sucesso!
Academia Médica
dez. 12 - 4 min de leitura
000

Nos dias 10 e 11 de dezembro ocorreu o "2º Simpósio Internacional de Pneumointensiva - perspectivas pós-pandemia", desta vez em formato híbrido (online e presencial ) , promovido pela Academia Médica e com apoio da Bayer, Daiichi-Sankyo, Magnamed, Fisher & Paykel Healthcare e TuindaCare.

O evento ocorreu em São Paulo, no "Centro de Convenções Rebouças" , e foi transmitido de forma online e ao vivo para todo o país.

Diante a situação mundial que a humanidade vivenciou nos últimos anos, a Academia Médica não mediu esforços para atualizar e trazer conhecimento seguro e confiável para o público.

A programação contou com palestras de altíssimo nível científico que buscaram abranger todos os aspectos da medicina intensiva e pneumologia e debater os últimos aprendizados acerca da COVID-19.

Um dos convidados foi Henrique Nascimento, paciente que havia sido internado devido a complicações da COVID-19, permaneceu por 4 meses em terapia ECMO e foi submetido a um transplante duplo pulmonar no InCor.

Com a mediação do Dr. Fernando Carbonieri e participação da Dra.Roberta Fittipaldi, Pneumologista e intensivista, do Dr. Fábio Rodrigues , Fisioterapeuta Cardiorrespiratório e Terapia Intensiva que participou ativamente dos cuidados durante a permanência do Henrique na internação, mencionou algo que merece destaque : "O paciente está ali obrigado, precisa estar internado enquanto nós os médicos, enfermeiros, toda equipe está lá por uma ESCOLHA"  - e lembra que nesse aspecto o estado emocional do paciente é totalmente compreensível e merece toda atenção e respeito. O Henrique lembrou também sobre como o relacionamento de cada médico, cada enfermeira ajudou na difícil missão de equilbrar a ansiedade e agradeceu com carinho, um momento bastante emocionante do painel. 

"Qual foi o momento mais marcante durante essa jornada Henrique?" - foi a pergunta do Dr. Fernando Carbonieri que o Henrique respondeu sem pensar: "acordar" e "ver meu filho" 

O painel seguiu com muito mais sobre a história incrível do Henrique e sua experiência em relação ao COVID-19 , a internação e seu transplante de pulmão e foi concluído com uma fala importante da Dra. Roberta Fittipaldi: " O caso do Henrique foi um "case" de medicina humanizada" 

Outra palestrante com a qual tivemos o privilégio de aprender foi a Dra. Margareth Dalcolmo, PhD, pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, que trouxe o tema "Quais os avanços na vacinação contra COVID-19?".  Sua palestra acendeu uma chama de esperança em todos os espectadores a respeito da importância da vacinação no combate à pandemia.

A Dra. Roberta Fittipaldi, médica pneumologista e atua como pneumologista no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), médica assistente da UTI respiratória INCOR/FMUSP e professora da pós-graduação de Terapia Intensiva do HIAE e grande parceira da Academia Médica, trouxe as incríveis palestras "Casos clínicos: ventilação personalizada na SDRA", "Alto fluxo na insuficiência respiratória: quando e para quais grupos de pacientes" e "PSILI – como acessar".

A Dra. Carmen Valente, livre Docente em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e médica Pneumologista e Intensivista do Hospital Israelita Albert Einstein, falou sobre "O papel do drive respiratório na SDRA". 

Com temas sobre:

  • Tratamento da COVID-19 à luz das evidências científicas
  • O papel da Fisioterapia e reabilitação em uma UTI COVID
  • Perspectivas no controle da pandemia, ECMO
  • COVID e infecções secundárias em UTI
  • Testes moleculares para o diagnóstico de infecções
  • Enfrentamento de uma pandemia no contexto global
  • A utilização de mídias sociais para difundir informação de qualidade
  • Necropsias em COVID-19
  • Cuidados Paliativos
  • Prós e contras em ventilação não invasiva em COVID-19
  • Imaginologia, telemedicina, anticoagulação, COVID
  • A cardiologia, anestesiologia e perspectivas para um mundo pós pandêmico

E muitos outros conteúdos fizeram do o 2º Simpósio de Pneumointensiva UM VERDADEIRO SUCESSO! 

Em breve, traremos mais conteúdos  resumindo pouco a pouco as apresentações enriquecedoras deste 2º Simpósio de Pneumointensiva ( e aguardem novidades para ter acesso a todo conteúdo com ingresso para acesso online ) 

A Academia Médica agradece a todos os patrocinadores, organizadores, palestrantes e participantes por seu comprometimento com a revolução do conhecimento em saúde, e já os convida para o 3º Simpósio que ocorrerá em 2022.

 


Co-autoras | Carol Ahrens Ortolan e Tatti Maeda 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você