Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A relação entre deficiência visual, depressão e ansiedade em crianças

A relação entre deficiência visual, depressão e ansiedade em crianças
Academia Médica
jul. 14 - 2 min de leitura
000

Pesquisadores Chineses, Norte-americanos e Ingleses elaboraram uma revisão sistemática que foi publicada no final de maio de 2022, na American Academy os Ophthalmology. No estudo, os autores observaram uma associação positiva significativa entre deficiência visual e escores de depressão e ansiedade em crianças e melhora significativa dos sintomas psíquicos após cirurgia de estrabismo em crianças.

A maioria dos estudos analisados eram em respeito à deficiência visual, seguido de estrabismo e por último estudos intervencionistas. Além disso, a deficiência visual é classificada, de acordo com o CID 11 - Classificação Internacional de Doenças 11 (2018)-, em quatro níveis: leve (com Acuidade Visual (AV)< 6/12), moderado (AV <6/18), grave (AV <6/60) e cegueira (AV <3/60 ). Assim, um participante que se enquadrasse em qualquer uma dessas categorias, a partir da leve, é classificado como portador de deficiência visual. 

Em relação aos escores de ansiedade e depressão, os estudos revisados mostraram diferenças significativas entre crianças com deficiência visual e crianças sem deficiência sobre ansiedade, enquanto a diferença nos escores de depressão foi significativa apenas entre crianças com deficiência visual devido à miopia.

Consoante o estudo, a miopia continua sendo a principal causa de deficiência visual em todo o mundo. Além disso, mais da metade das crianças de 6 a 18 anos na China são míopes. 

A incapacidade de ver com clareza impacta o desempenho educacional das crianças deficientes visuais, as quais tendem a participar de menos atividades físicas, e estão mais isoladas socialmente, sendo que esses fatores podem ser a causa das consequências de ansiedade e depressão nessas crianças. Segundo o estudo, apenas 15% das crianças que vivem em áreas rurais e carentes da China e que precisam de óculos, os possuem.

Artigos relacionados 

Pesquisadores encontram associação entre a extração de catarata e o desenvolvimento de demência

A importância da legibilidade do laudo médico para alunos com deficiências

Retinoblastoma: oftalmologistas alertam sobre a saúde ocular das crianças

Referência

LI, Dongfeng; CHAN, Ving Fai; VIRGILI, Gianni; PIYASENA, Prabhath; NEGASH, Habtamu; WHITESTONE, Noelle; O'CONNOR, Sara; XIAO, Baixiang; CLARKE, Mike; CHERWEK, David H.. Impact of vision impairment and ocular morbidity and their treatment on depression and anxiety in children: a systematic review. Ophthalmology, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 1-1, maio 2022. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ophtha.2022.05.020.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você