{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Aplicativos Médicos - Guia de Antimicrobianos
[editar artigo]

Aplicativos Médicos - Guia de Antimicrobianos

capa antimicrobiano

Apenas nós médicos sabemos a dificuldade diária que temos em tratar as doenças infecto parasitárias em um sistema de saúde como o nosso. Os recursos são insuficientes, as realidades nas diferentes cidades são diferente, a microbiota de cada hospital é diferente.

Devido a esses motivos, além das diversas particularidades do indivíduo, o manejo correto da antibioticoterapia só é feito a partir da criação de Guidelines e protocolos são elaborados por infectologistas experientes. Como cada hospital, prefeituras e unidades de saúde possuem medicação padronizada, torna-se ainda mais necessário um meio que você tenha acesso as opções de antibioticoterapia para cada patologia, Assim como as substituições possíveis. Não há nesse caso como padronizar tudo, sendo apenas o médico que já está ha algum tempo em determinado hospital o conhecedor das medicações disponíveis para os patógenos específicos. Mesmo assim a memória falha.

Conhecedores dessa realidade, os médicos que criaram a startup MedTouch, criaram o aplicativo Guia de Antimicrobianos, que é o aplicativo desta análise.

Com uma interface bastante simplificada tanto para IOS (testado em um Ipad Mini) quanto para Android ( testado em um Sansumg Galaxy S2), o aplicativo apresenta qualidades para estar nos smartphones e tablets de Internos, Médicos e Residentes.

Com ele, você pode tirar as dúvidas que aparecem na prescrição do antimicrobiano mais efetivo para determinada patologia. Para esta seção, cada tópico irá vir com informações diretas e específicas (se você não sabe diagnosticar, nem tente usar este app) sobre o diagnóstico, o agente etiológico mais comum, o antimicrobiano de primeira escolha , os antimicrobianos alternativos e as observações mais importantes sobre as drogas de primeira escolha (risco para grávidas e lactantes, refratariedade e alergias). Esta parte ainda é customizável, pois há uma opção para adultos, uma para pediátricos e outra para seus diagnósticos mais frequentes/favoritos.

Em outra opção você tem acesso as medidas a serem adotadas na profilaxia cirúrgica. Podemos dizer que as cirurgias mais frequentes de cada uma das especialidades médicas, foram contempladas no app. Isso dá ao aplicativo, um bom uso entre os anestesiologistas.

No bulário o aplicativo se mostra bastante bom, pois traz as informações relevantes sumarizadas, onde, para exibir a informação requisitada, um simples toque no tópico te leva até ela. Cada ATB no bulário vem com informações sobre os nomes comerciais, classe, apresentação mais comum, uso clínico consagrado, doses em adultos e crianças, correção para renais crônicos, efeitos adversos, segurança para o uso em gestantes e lactantes, e preparo para administração.

Nos extras, a MedTouch trouxe alguns ebooks sobre Antibacterianos, Antifúngicos, Antihelmínticos, Antivirais... São no total 17 artigos que você pode ler tanto no seu Smartphone, quanto no Tablet.

A função que eu mais gostei no app, foi que em cada informação apresentada, você pode acrescentar as suas informações sobre o medicamento, a patologia, forma de administração, microbiota e drogas padronizadas de cada hospital que você trabalha.

Prós:

-Aplicativo totalmente em português

- Referências bibliográficas reconhecidamente conceituadas

- Customizável com as informações mais importantes

- Informações relevantes de rápido acesso em uma interface simples

Contras

- Preço: 6.99 dólares

- barra de busca desaparece com a rolagem das páginas

Baixe para seu Gadget

iphone app store google play available

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar